O que não fazer com um surdo?
Índice
- O que não fazer com um surdo?
- O que os surdos desejam?
- Qual a diferença entre ser surdo ou deficiente auditivo?
- Porque o surdo não fala todo surdo faz leitura labial?
- O que é deficiência auditiva é porque o surdo não é mudo?
- O que acontece com a comunidade surda?
- Como os surdos podem ouvir?
- Qual a situação dos surdos no Brasil?
- Quais são os surdos oralizados?
- Quais são os tipos de surdez?
- Qual a língua de sinais dos surdos?

O que não fazer com um surdo?
Conheça as 10 coisas que os surdos odeiam
- 1– Convidaram surdo para falar sobre comunidade surda numa matéria, depois não colocam legenda e nem Libras;
- 2– Perguntaram para surdo como sabe ler e escrever?;
- 3– O ouvinte fica falando do surdo sem ele, valorizam Libras por causa do surdez, mas não aparece a pessoa surda;
O que os surdos desejam?
Ser Surdo é diferente de ser deficiente auditivo, os Surdos desejam ser vistos pelo prisma da diferença linguística e não da anormalidade.
Qual a diferença entre ser surdo ou deficiente auditivo?
Assim, deficiente auditivo é aquele que tem algum grau de perda auditiva mesmo que, em algum momento, tal perda se torne total. Na maioria dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar por meio da linguagem oral e escutou os sons em algum momento. O surdo, por sua vez, tem total ausência de audição.
Porque o surdo não fala todo surdo faz leitura labial?
Entretanto, a leitura labial pelos surdos é considerada um mito, pois nem todos os surdos conseguem faze-la. A pessoa surda não possui um vocabulário em língua portuguesa com o mesmo número de palavras que uma pessoa ouvinte.
O que é deficiência auditiva é porque o surdo não é mudo?
Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
O que acontece com a comunidade surda?
Na luta da comunidade surda, um dos pontos mais importantes é a orientação fornecida aos familiares de pessoas que apresentam deficiência auditiva. Ao receber informações adequadas, os familiares conseguem lidar com a questão da surdez de uma maneira mais adequada.
Como os surdos podem ouvir?
Todo surdo pode escutar algum tipo de som. A maioria ouve sons de forte intensidade e graves (trovão, batida de porta). Assim como a visão, a audição também se efetiva em graus. Alguns surdos conseguem ouvir a voz e escutar a fala ao telefone.
Qual a situação dos surdos no Brasil?
- De acordo com a WFD (Federação Mundial dos Surdos, na sigla em inglês), 80% dos surdos de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. E no Brasil a situação não é diferente, já que a grande maioria dos surdos não tem uma boa compreensão do português, ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever.
Quais são os surdos oralizados?
- Os outros, que chamamos que surdos oralizados, são pessoas que mesmo com surdez ainda ouvem (por meio da tecnologia ou de seu resíduo auditivo) ou que não ouvem mas falam como uma pessoa que ouve e não têm necessidade nenhuma de língua de sinais – mas há os oralizados que por desejo pessoal querem aprendê-la, esses, chamamos de surdos bilíngues.
Quais são os tipos de surdez?
- Existem diferentes graus e tipos de surdez, e 99% dos usuários de Libras (a Língua Brasileira de Sinais) são pessoas que já nasceram com surdez profunda e não fizeram uso da tecnologia para voltar a ouvir e não foram oralizadas. Estes são os que chamamos de surdos sinalizados.
Qual a língua de sinais dos surdos?
- Somos todos pessoas diferentes. No Brasil os surdos desenvolveram a LIBRAS com influência da língua de sinais francesa, portanto, elas não são universais; cada país, ou comunidade de surdos possui sua própria língua de sinais.1 Em Portugal, por exemplo, existe a LGP.