O que os usuários e seus familiares podem esperar do tratamento no CAPS?
Índice
- O que os usuários e seus familiares podem esperar do tratamento no CAPS?
- Qual a importância do CAPS na saúde mental?
- Quem pode usar o CAPS?
- Quais profissionais atuam no CAPS?
- Qual são os novos procedimentos de CAPS?
- Como os CAPS são regulamentados?
- Qual o papel dos CAPS na clínica?
- Como os procedimentos poderão ser realizados por todos os CAPS?

O que os usuários e seus familiares podem esperar do tratamento no CAPS?
Em relação ao atendimento do CAPS, os usuários e familiares podem esperar um tratamento fornecido por equipe multiprofissional, baseado em projeto terapêutico individual construído a partir das necessidades apresentadas pelo usuário e sua família.
Qual a importância do CAPS na saúde mental?
O papel do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os a vida social e a convivência familiar.
Quem pode usar o CAPS?
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
Quais profissionais atuam no CAPS?
1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: Psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
Qual são os novos procedimentos de CAPS?
- SOBRE OS NOVOS PROCEDIMENTOS DE CAPS A PORTARIA 854/SAS, de 12 altera e cria novos procedimentos para os Centros de Atenção Psicossocial e dá outras providências, possibilitando a qualificação das informações sobre as ações desenvolvidas por esse ponto de atenção e também sobre a complexidade do serviço.
Como os CAPS são regulamentados?
- Os CAPS – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Qual o papel dos CAPS na clínica?
- Foram criados também procedimentos para fomentar a discussão entre gestores, trabalhadores, usuários e familiares, sobre o papel dos CAPS na Rede de Atenção Psicossocial e sobre a clínica realizada nestes serviços.
Como os procedimentos poderão ser realizados por todos os CAPS?
- É importante destacar que os procedimentos poderão ser realizados por todos os CAPS, independente de sua tipologia.