Como agem os Psicotropicos no organismo?
Índice
- Como agem os Psicotropicos no organismo?
- Quais são os efeitos das drogas sobre o sistema nervoso?
- Qual o tipo de droga que causa alterações qualitativas no organismo?
- Quais os danos que as drogas causam no organismo?
- Quais são os psicotrópicos mais usados?
- Quais são os psicotrópicos?
- Quais são os efeitos nocivos da substância psicotrópica?
- Quais os medicamentos psicotrópicos legais?
- Como os medicamentos psicotrópicos curam doenças mentais?

Como agem os Psicotropicos no organismo?
As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Quais são os efeitos das drogas sobre o sistema nervoso?
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.
Qual o tipo de droga que causa alterações qualitativas no organismo?
As drogas perturbadoras do sistema nervoso central – maconha, alucinógenos, LSD, êxtase e anticolinérgicos produzem uma série de distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na senso-percepção. Por essa razão, são também chamadas de alucinógenos.
Quais os danos que as drogas causam no organismo?
O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.
Quais são os psicotrópicos mais usados?
Em seguida, os ansiolíticos representaram 28,1% dos psicotrópicos, sendo os mais utilizados, em ordem de importância: diazepam, bromazepam e clobazam. Os antipsicóticos (17,2%) foram representados, principalmente, pelo haloperidol e lítio.
Quais são os psicotrópicos?
- Os psicotrópicos são remédios utilizados no combate das doenças de perturbação mental, tais como a ansiedade, depressão, angústia, insónia, agitação, etc. São também denominados sedativos ou tranquilizantes. Em geral, são compostos por substâncias denominadas benzodiazepínicos.
Quais são os efeitos nocivos da substância psicotrópica?
- Os principais efeitos nocivos decorrentes do uso da substância psicotrópica podem ser divididos em quatro categorias. Em primeiro lugar, existem efeitos biológicos da substância na saúde, agudos ou a curto prazo. Em segundo lugar, existem efeitos crônicos na saúde, como por exemplo, o álcool, isso inclui cirrose hepática e uma série de outras.
Quais os medicamentos psicotrópicos legais?
- Alguns medicamentos psicotrópicos legais são cafeína e álcool. A cafeína é em grande parte não regulamentada e disponível para qualquer pessoa com dinheiro suficiente para comprar uma bebida gaseificada, café ou bebida energética.
Como os medicamentos psicotrópicos curam doenças mentais?
- É importante notar que os medicamentos psicotrópicos não curam doenças mentais, mas sim tratar os seus sintomas, fazendo com que mudanças químicas no cérebro. Por exemplo, anti-depressivos como o Prozac ®, Zoloft ® e Paxil ® são psicotrópicos prescritos para alterar o humor e emoção centros do cérebro.