Porque os raios ultravioletas fazem mal à saúde?

Porque os raios ultravioletas fazem mal à saúde?
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
Quais são os raios mais prejudiciais à nossa saúde?
Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele.
Qual o efeito da radiação ultravioleta na pele?
- De acordo com o Dr. Roberto Barbosa Lima, Médico - Dermatologista, a radiação Ultravioleta (UV) ao atingir nossa pele penetra profundamente e desencadeia reações imediatas, como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. "Provoca também reações tardias, devido ao efeito
Por que os raios UV podem causar danos na pele?
- Embora o Sol esteja a milhões de quilômetros da Terra, a ação dos raios UV na pele pode ser sentida e ter graves consequências se não houver certos cuidados. Esses raios podem causar danos à pele, como manchas, queimaduras e até câncer. É certo também que sem os raios solares também não haveria vida na Terra. Vamos …
Quais são os raios UVA na pele?
- E cada um dos tipos de radiação tem efeitos diferentes. Mas são os raios ultravioleta que são importantes para a sua pele. Os raios UVA não causam quaisquer sintomas dolorosos na pele, mas não penetram muito profundamente nas células da derme. Criam radicais livres e podem danificar as células a longo prazo.
Qual a intensidade dos raios UVB na pele?
- A radiação solar na pele é, portanto, diferente dependendo do tempo, lugar e dos arredores. Diariamente: A intensidade dos raios UVB está ligada à posição do sol e às alterações ao longo do dia. Pode ser até 150 vezes mais forte ao meio-dia do que às 6 da manhã.