adplus-dvertising

O que são os raios ultravioletas?

Índice

O que são os raios ultravioletas?

O que são os raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta (UV) pode ser entendida como toda a radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 2 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível. Ela possui essa denominação porque violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar.

O que os raios ultravioletas causam na pele?

Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

Quem emite raios ultravioletas?

Eles são emitidos pelo Sol e, em excesso, provocam envelhecimento da pele, queimaduras e até câncer. Já os equipamentos que estamos abordando recorrem aos raios UVC para eliminar germes do ambiente. Eles também são emanados pela luz solar, mas a maior parte fica retida na camada de ozônio.

Como é produzida a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. ... A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre.

Como os raios UV podem provocar danos estruturais a pele?

Isso porque os raios UVA agem de forma gradual, contínua e discretamente na destruição dos fibroblastos da pele, responsáveis pela produção de colágeno e elastina, deixando-a com aspecto enrugado e com perda de elasticidade. Os danos são permanentes e costumam tornar-se visíveis após os 30 anos.

Quais efeitos os raios UVA e UVB causam na pele?

O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Qual é o nome da camada responsável por absorver parte da radiação ultravioleta proveniente do Sol em qual parte da atmosfera ela se localiza?

A camada de ozônio fica situada na estratosfera a uma altitude de 20 km a 35 km da superfície terrestre. O ozônio que constitui essa camada absorve 90% da radiação ultravioleta que incide na Terra, a qual é prejudicial à saúde por conter raios carregados energicamente e de fácil absorção nos tecidos da pele.

Qual é a radiação ultravioleta?

  • Radiação ultravioleta. De toda a energia do Sol que chega à superfície da Terra, por volta de 9% corresponde à radiação ultravioleta. Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 2 nm e de frequência maior que a luz visível (daí o nome ultravioleta, pois o violeta é a cor de maior frequência que ...

Quais são as soluções para a ultravioleta?

  • Muitas abordagens procuram adaptar dispositivos visíveis para detecção de luz, mas eles podem sofrer resposta indesejada à luz visível e várias instabilidades. Ultravioleta pode ser detectado por adequados fotodiodos e fotocatodos, que podem ser adaptadas para ser sensíveis a diferentes partes do espectro de UV.

Como os raios UV são utilizados no tratamento de doenças?

  • Assim sendo, os raios UV são utilizados para esterilizar ambientes, principalmente hospitalares, eliminando vírus, bactérias e outros micro-organismos. Estas ondas também são utilizadas através da fototerapia, que auxilia no tratamento de doenças, como: psoríase, eczemas, vitiligo e icterícia, etc.

Por que a radiação ultravioleta pode causar danos à saúde?

  • A radiação ultravioleta pode causar sérios danos à saúde, como por exemplo, os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras, manchas e sardas na pele após exposição ao sol. Por outro lado, os raios UVA não provocam lesões à vista.

Postagens relacionadas: