adplus-dvertising

Quais são os danos causados pelo parasita no hospedeiro?

Índice

Quais são os danos causados pelo parasita no hospedeiro?

Quais são os danos causados pelo parasita no hospedeiro?

Muitos parasitas associam-se a outros animais, podendo, muitas vezes, lhes causar doenças. Diversas doenças do ser humano são causadas por parasitas, podendo ser citadas a teníase e a ascaridíase.

O que é parasitismo é como os hospedeiros podem ser classificados?

- Quanto à localização nos hospedeiros, os parasitas podem ser ectoparasitas ou endoparasitas. Ectoparasitas são os que se localizam nas partes externas dos hospedeiros. Exemplos: a sanguessuga, o piolho, a pulga, etc. Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros.

O que o parasita faz no organismo?

São eles: dores abdominais, inchaço, diarreia, comichão anal, anemia e obstrução intestinal. Os parasitas não atacam exclusivamente o intestino. Eles podem prosperar noutros lugares do corpo, como nos pulmões, por exemplo. Quando isso acontece, a pessoa desenvolve sintomas respiratórios, incluindo tosse e falta de ar.

Quais as formas de ação sobre o hospedeiro?

- Ação mecânica: podem interferir no fluxo alimentar e na absorção dos alimentos; - Ação tóxica: produzem substancias que podem ser toxicas para o hospedeiro; - Ação traumática: produzem lesões nos tecidos dos hospedeiros; - Anóxia: podem consumir oxigênio presente nas hemoglobinas e causar anemias.

Por que os parasitas e os hospedeiros estão adaptados aos outros?

  • É importante destacar que os parasitas e os hospedeiros encontram-se bastante adaptados uns aos outros. Isso ocorre porque o parasita precisa retirar seus nutrientes, sendo assim, ele deve agir de modo que não leve o hospedeiro à morte. Se o hospedeiro morrer cedo, em pouco tempo o parasita não terá alimento.

Quais são os parasitas que completam o seu ciclo evolutivo em dois hospedeiros?

  • Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio). Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.

Quais são os parasitas dentro de um organismo?

  • Um parasita pode viver tanto fora como dentro de um organismo. Quando ficam na superfície externa do hospedeiro, são chamados de ectoparasitas; mas quando estão em seu interior, recebem o nome de endoparasitas.

Quais são os sintomas da parasitose?

  • Parasitose – parasita patogênico – acarreta agravos ao organismo do hospedeiro, sinais e sintomas evidentes de doença. Parasitíase– embora passível de provocar danos á saúde – relacionamento equilibrado – portadores assintomáticos. Equilíbrios harmônicos - podem passar a ser desarmônicos (decréscimo de defesas)

Postagens relacionadas: