O que os pensadores iluminista defendiam *?

O que os pensadores iluminista defendiam *?
Os filósofos iluministas defendiam o predomínio da razão sobre a fé e acreditavam que o progresso e a felicidade seriam o caminho traçado para a humanidade. ... O movimento iluminista originou-se no Renascimento cultural, científico e artístico.
O que os filósofos iluministas defendiam Brainly?
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
O que defendiam os pensadores iluministas do século XVIII Brainly?
O iluminismo foi um movimento ideológico que aconteceu no século XVIII e pregava contra o regime das trevas e busca de luz, liberdade econômica e política. Os ideais defendidos eram de igualdade, liberdade e fraternidade. Lutavam contra o mercantilismo, a intervenção do Estado na economia, burguesia e seus ideais.
O que é uma ideia iluminista?
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
Qual o princípio iluminista defendido por Rousseau?
Em sua obra “Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens”, Rousseau defendeu que o homem era corrompido pela sociedade e que a soberania popular e a simplicidade deveriam ser princípios básicos na ascensão de uma sociedade mais justa e igualitária.
Como os iluministas defendiam a educação?
O laicismo no ensino Nesse sentido, os pensadores iluministas propunham um tipo diferente de educação, que colocasse a razão e a capacidade de pensar como valores fundamentais. Logo, a racionalidade seria a grande luz a combater as trevas do obscurantismo da igreja católica (SCHMIDT, 1996).