adplus-dvertising

O que propõe os movimentos sociais?

Índice

O que propõe os movimentos sociais?

O que propõe os movimentos sociais?

Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.

Qual é a principal característica dos movimentos sociais clássicos?

Com o avanço histórico do capitalismo emergiram movimentos sociais clássicos formados pela luta dos trabalhadores urbanos e rurais, baseados na sua condição de classe. Os principais exemplos são as organizações de operários, como os sindicatos, que se utilizavam da greve como sua principal arma.

Qual papel dos movimentos sociais na política?

Para TARROW (1994) os movimentos sociais surgem como expansão da atividade política a partir do século XIX, defendendo interesses próprios, a fim de provocar mudanças institucionais, utilizando-se de formas de organização e atuação não-convencionais, ou seja, passeatas, atos de violência, protestos, etc.

O que é um movimento social e quais são as suas principais características?

Os movimentos sociais são organizações e ações coletivas que levantam algum objetivo ou causa política e/ou cultural. Assim, esses coletivos criam espaços, tradições, linguagens e símbolos que permitem às pessoas que se identifiquem e participem do movimento.

Quando surgiram os movimentos sociais?

  • Na década de 1960, devido às sequelas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e ao clima de polarização mundial causado pela Guerra Fria, novos coletivos, ações e movimentos surgiram por todo o mundo. As pautas dos movimentos sociais passaram a diversificar-se a partir desse momento.

Por que os movimentos sociais estão ligados aos problemas sociais?

  • Dessa forma, o surgimento de líderes que representem diretamente as demandas do grupo e a organização em nome de exigências ou ideias comuns são os pilares e a força motriz por traz desses grupos. Portanto, percebe-se que os movimentos sociais estão diretamente ligados à resolução de problemas sociais, e não à reivindicação de posses materiais.

Qual o conceito de movimento social?

  • Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Será que os movimentos sociais são uma ferramenta de intervenção?

  • Todavia, como bem sabemos, não é sempre que os interesses e necessidades de determinados grupos são supridos devidamente pelo Estado ou pelos nossos representantes políticos. A partir desse conflito de interesses é que os movimentos sociais tornam-se uma ferramenta de intervenção.

Postagens relacionadas: