Como se faz uma cirurgia de sinusite?
Como se faz uma cirurgia de sinusite?
A técnica mais moderna utilizada pelos especialistas é a cirurgia de sinusite endonasal por videoendoscopia. O procedimento permite que o cirurgião faça a abertura, drenagem e aeração dos seios da face com auxílio de uma câmera introduzida pelas fossas nasais, sem a necessidade de realizar uma incisão externa.
Como é feita cirurgia de sinusite crônica?
Hoje, a cirurgia sinusal endoscópica funcional (CSEF) é o método mais comum de cirurgia para tratar a sinusite crônica. É realizada pelas narinas com um endoscópio de aumento (tubo fino com uma extremidade iluminada).
Como é a cirurgia de sinusite?
A sinusectomia é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes portadores de sinusites de repetição, sinusites crônicas, polipose nasal e alguns casos de tumores nasais. É realizada quando há pouco ou nenhum resultado com o tratamento clínico/medicamentoso.
Quais são os sinais de sinusite?
- Quadros de sinusite são muito comuns na população, mas, apenas em um seleto grupo de casos a cirurgia de sinusite é indicada. Por tanto, sintomas frequentes de dor de cabeça em peso, nariz entupido e secreção nasal podem ser sinais de rinossinusite.
Qual o tempo de recuperação da sinusite?
- Além disso, como é um procedimento mais simples, o tempo de recuperação é de cerca de 2 a 4 semanas, sendo importante seguir todas as recomendações do médico. Outro tipo de cirurgia para sinusite é aquela feita com um abalão inflável, chamada de sinuplastia com balão.
Qual a cirurgia mais indicada para a sinusectomia?
- O tipo de cirurgia normalmente indicada é a sinusectomia por videoendoscopia, em que não é necessário fazer cortes e, por isso, não há cicatriz relacionada com o procedimento e o tempo de recuperação é menor quando comparada à cirurgia tradicional.