adplus-dvertising

O que os índios aprenderam com os jesuítas E o que mudou na vida deles?

Índice

O que os índios aprenderam com os jesuítas E o que mudou na vida deles?

O que os índios aprenderam com os jesuítas E o que mudou na vida deles?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Como os jesuítas chamavam os índios?

As Missões Os jesuítas agrupavam os índios em aldeias as quais chamavam "Missão". ... Para o jesuíta, o índio era uma ovelha desgarrada cuja alma precisava de salvação. A organização das aldeias era extremamente metódica, e o excedente produzido pelos índios era negociado diretamente com os colonos.

Qual foi o conflito entre os índios e os jesuítas?

  • O conflito de interesses abriu espaço para o início das Guerras Guaraníticas. Os espanhóis e portugueses, contando com melhores condições, venceram os índios e jesuítas no conflito que se deflagrou entre 17. Depois do incidente o ministro português Marques de Pombal ordenou a saída dos jesuítas do Brasil.

Qual a ação dos jesuítas em proteger os indígenas?

  • A ação dos jesuítas em proteger os nativos da escravização levou a Coroa a determinar leis que permitiam a escravização dos indígenas somente em casos de “guerra justa”, ou seja, quando os nativos atacavam algum português. Sobre isso, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:

Por que a catequização dos índios era obra de Deus?

  • A catequização dos índios era uma das obras colonizadoras mais desejadas pelo Rei, obra que atenderia não só os objetivos da colonização como também aos intentos de uma sociedade sagrada, portanto, obra de Deus. O padre Simão de Vasconcelos reafirma:

Como os índios eram vistos antes dos portugueses?

  • Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas. Por isso, as práticas religiosas realizadas pelas tribos antes da chegada dos portugueses foram abolidas pelos padres jesuítas.

Postagens relacionadas: