O que os marinheiros reivindicavam na Revolta da Chibata eles conseguiram ter suas reivindicações atendidas?
Índice
- O que os marinheiros reivindicavam na Revolta da Chibata eles conseguiram ter suas reivindicações atendidas?
- Como os marinheiros se organizaram para fazer suas reivindicações?
- Quais são as reivindicações dos marinheiros?
- O que aconteceu na Revolta da Chibata?
- Como era o processo de recrutamento dos marinheiros?
- Qual foi o prazo estabelecido pelos revoltosos para que suas reivindicações fossem atendidas?
- Como foi a revolta organizada pelos marinheiros?
- Quando começou a segunda revolta na Marinha?
- Por que os marinheiros eram escravos?
- Quem foi o líder da revolta na Baia da Guanabara?

O que os marinheiros reivindicavam na Revolta da Chibata eles conseguiram ter suas reivindicações atendidas?
Liderados por João Cândido Felisberto, conhecido como “Almirante Negro”, marinheiros deram início à Revolta da Chibata, que reivindicava o fim dos castigos físicos na Marinha.
Como os marinheiros se organizaram para fazer suas reivindicações?
Chefiados por Francisco Dias, João Cândido e outros tripulantes do Minas Gerais, navio capitânia da esquadra, organizaram-se contra a situação humilhante de que eram vítimas. Nos outros navios a marujada também se organizava: o cabo Gregório conspirava no São Paulo, e no Deodoro havia o cabo André Avelino.
Quais são as reivindicações dos marinheiros?
Eles reivindicavam mudanças no código de disciplina da Marinha, que punia as faltas graves dos marinheiros com 25 chibatadas. Além dos castigos físicos, os marinheiros reclamavam também da má alimentação e dos miseráveis soldos.
O que aconteceu na Revolta da Chibata?
Esse motim dos marinheiros aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 e teve como principal razão a insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos a que eram sujeitos: as chibatadas.
Como era o processo de recrutamento dos marinheiros?
As levas de recrutas eram deposita- das na presiganga, navio que serve de presídio da Marinha, no Porto do Rio de Janeiro. Naque- la época, a Marinha aproveitou a experiência náutica de marinheiros mercantes e empregou homens acusados de vadiagem, dando-lhes um destino útil para a constituição do Império do Brasil.
Qual foi o prazo estabelecido pelos revoltosos para que suas reivindicações fossem atendidas?
Nela, além da reivindicação principal, envolvendo o fim imediato dos castigos corporais, era estabelecido um “prazo de 12 horas para (...) resposta satisfatória, sob pena de ver a Pátria aniquilada”.
Como foi a revolta organizada pelos marinheiros?
- A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos. Leia também: Revolução Federalista – a insatisfação dos republicanos com os primeiros presidentes
Quando começou a segunda revolta na Marinha?
- A promessa do governo não foi cumprida e, no dia 28 de novembro, um decreto dispensou cerca de mil marinheiros por indisciplina. Após isso, uma segunda revolta na Marinha iniciou-se, dessa vez, no Batalhão Naval estacionado na Ilha das Cobras.
Por que os marinheiros eram escravos?
- Na época, vale destacar que na Marinha do Brasil, os marinheiros eram principalmente os negros escravos recém libertos. Estes eram submetidos a uma árdua rotina de trabalho em troca de baixos salários.
Quem foi o líder da revolta na Baia da Guanabara?
- Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso. O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.