O que os jesuítas ensinavam aos índios?
Índice
- O que os jesuítas ensinavam aos índios?
- Como os padres jesuítas ensinavam o português aos índios?
- Como os padres jesuítas Catequizam os índios no período colonial uma vez que eles não sabiam ler?
- Como os jesuítas eram contra a exploração dos índios?
- Qual a ação dos jesuítas em proteger os indígenas?
- Como os jesuítas administravam os bens indígenas?
- Como os índios foram educados para viver cristãos?

O que os jesuítas ensinavam aos índios?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Como os padres jesuítas ensinavam o português aos índios?
O português, à época uma língua estrangeira, começou a ser ensinado aos índios na escola catequética. ... O português era ensinado pelos padres jesuítas aos índios para assimilá-los ao cristianismo e aqueles aprendiam o tupi para facilitar ainda mais seus objetivos.
Como os padres jesuítas Catequizam os índios no período colonial uma vez que eles não sabiam ler?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Como os jesuítas eram contra a exploração dos índios?
- Entretanto, os jesuítas eram contra a exploração dos índios, pois quando estes eram escravizados morriam de fome e doenças. Os castigos violentos sofridos pelos índios também eram um dos motivos que desagradavam aos jesuítas, que estavam tentando arrebanhar novos fiéis, pois a Igreja Católica estava perdendo fiéis para os protestantes.
Qual a ação dos jesuítas em proteger os indígenas?
- A ação dos jesuítas em proteger os nativos da escravização levou a Coroa a determinar leis que permitiam a escravização dos indígenas somente em casos de “guerra justa”, ou seja, quando os nativos atacavam algum português. Sobre isso, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:
Como os jesuítas administravam os bens indígenas?
- Além de contar com o apoio financeiro da Igreja, os jesuítas também utilizavam da mão-de-obra indígena no desenvolvimento de atividades agrícolas. Isso fez com que a Companhia de Jesus acumulasse um expressivo montante de bens no Brasil. Fazendas de gado, olarias e engenhos eram administradas pela ordem.
Como os índios foram educados para viver cristãos?
- Nos aldeamentos jesuíticos os índioseram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.