Qual a importância da Inconfidência Mineira para a independência do Brasil?

Qual a importância da Inconfidência Mineira para a independência do Brasil?
“Os inconfidentes lutavam pela independência do Brasil” Ela lutava pela emancipação de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Só. Minas porque, lógico, os intelectuais do movimento eram de lá, e Rio de Janeiro porque eles precisavam de uma saída para o mar – e a cidade homônima era a capital federal na época.
Quais eram os planos dos Inconfidentes?
- Quais eram os planos dos inconfidentes? Como mencionado, os inconfidentes pensavam em iniciar sua rebelião no dia que fosse estipulada a derrama. A rebelião seria iniciada em Vila Rica e depois espalhada por toda a capitania de Minas Gerais.
Qual foi o motivo principal da Inconfidência?
- O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
Quem foi o líder da Inconfidência?
- Desse grupo, fizeram parte intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, dentre os quais estava o alferes Joaquim José da Silva Xavier, sempre lembrado como principal líder do movimento. O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama.
Quem comandava a Inconfidência?
- Ele era militar e comandava a tropa que monitorava o Caminho Novo, estrada que ligava Rio de Janeiro a Minas Gerais. Apesar de ser um movimento de elite, os envolvidos com a inconfidência eram dos mais variados ofícios, e entre os conspiradores havia membros da Igreja Católica, magnatas da região, comerciantes, fazendeiros, médicos etc.