Por que os filósofos iluministas criticavam o Antigo Regime?
Índice
- Por que os filósofos iluministas criticavam o Antigo Regime?
- Por que os filósofos pensadores que analisaram e criticaram o Antigo Regime eram chamados de iluministas qual a sua importância para as lutas da burguesia contra o Antigo Regime?
- Qual a razão do pensamento iluminista?
- Qual a origem do Iluminismo?
- Por que fazemos críticas sobre o que é certo e errado?

Por que os filósofos iluministas criticavam o Antigo Regime?
Os iluministas criticavam principalmente o antigo regime, pelo fato dele não permitir liberdade e igualdade entre as pessoas. Os grandes nomes foram: Montesquieu, Votaire e Rousseau.
Por que os filósofos pensadores que analisaram e criticaram o Antigo Regime eram chamados de iluministas qual a sua importância para as lutas da burguesia contra o Antigo Regime?
A luta da burguesia pelo poder teve como marca o Iluminismo, filosofia que se caracterizou pela racionalidade, pelos princípios da liberdade individual, por negar o direito divino dos reis e o mercantilismo. Por isto ele se tornou a ideologia da classe burguesa para lutar contra o Antigo Regime.
Qual a razão do pensamento iluminista?
- Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo.
Qual a origem do Iluminismo?
- Segundo os filósofos iluministas, esta nova forma de pensamento tinha o propósito de iluminar "as trevas" na qual se encontrava a sociedade. O Iluminismo surgiu na França, no século XVII.
Por que fazemos críticas sobre o que é certo e errado?
- As vezes fazemos duras críticas sobre o que é certo e errado, sem analisar e levar em consideração o nosso redor, ou acontece ao contrário esquecemos os nossos ideais e se colocamos em prol de algo como se fosse a nossa verdadeira concepção e vocação.