Como os estoicos pensavam?
Índice
- Como os estoicos pensavam?
- Quem era o sábio para os estoicos?
- Por que segundo os estoicos nada era por acaso?
- O que é sabedoria para os estoicos?
- Como o estoicismo define a ataraxia?
- Qual o significado do estoicismo para os homens?
- Quais são os princípios da pessoa estoica?
- Quais os princípios da filosofia estoica?

Como os estoicos pensavam?
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Quem era o sábio para os estoicos?
O sábio é o resultado final de toda a filosofia estoica. Ele, e apenas ele, é conduzido pela razão, e por isso aprende a viver em harmonia com a natureza. Desta maneira, podemos dizer que o Sábio é aquele que compreende no tempo e no espaço, não fora dele. ...
Por que segundo os estoicos nada era por acaso?
Para o estoicismo, a realidade é algo inteiramente racional, sendo todos os acontecimentos, como a simples queda da folha de uma árvore ou uma atitude humana, o resultado necessário de uma longa cadeia de causas e efeitos. Assim, os estoicos rejeitam o acaso e entendem que nada escapa ao destino.
O que é sabedoria para os estoicos?
Para os estoicos, o sábio é aquele que aprende a viver como um deus no fluxo infinito e contínuo do momento. A única certeza que temos é de que estamos aqui agora e a morte, por exemplo, é apenas um estágio a mais do ser, um depois na ordem cósmica do tempo.
Como o estoicismo define a ataraxia?
Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.
Qual o significado do estoicismo para os homens?
- O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são: