Quais os tipos de tratamento para otosclerose?
Índice
- Quais os tipos de tratamento para otosclerose?
- Como é feito a cirurgia de otosclerose?
- Como é feita a cirurgia de Estapedectomia?
- Quais são os sintomas da doença otosclerose?
- Como descobrir a otosclerose?
- O que pode causar otosclerose?
- O que significa estapedectomia?
- Quem fez estapedectomia pode fazer ressonância?
- Qual o tratamento para a otosclerose?
- Como é a otosclerose hereditária?
- Qual a causa da osteclerose?
- Como substituir o osso do ouvido por prótese?
Quais os tipos de tratamento para otosclerose?
No entanto, existem três formas de tratamento que ajudam a retardar a evolução da doença e aliviar os sintomas: prescrição de medicamentos (bifosfanatos e fluoreto de sódio), uso de aparelhos auditivos para a amplificação sonora e cirurgia (estapedectomia ou estapedotomia).
Como é feito a cirurgia de otosclerose?
Esta cirurgia é realizada com um microscópio através do canal externo do ouvido. Pode-se também ser feito um pequeno corte junto ao orifício do conduto auditivo externo. A cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação.
Como é feita a cirurgia de Estapedectomia?
Como é realizada: Uma pequena prótese é utilizada para substituir o estribo, que encontra-se fixo (sem mobilidade). A cirurgia tem duração de 1 hora, em média. Pontos: apenas um pequeno ponto é feito na entrada do canal auditivo. Curativos: é colocada uma faixa ao redor da cabeça, que é removida em 3 dias.
Quais são os sintomas da doença otosclerose?
O sintoma principal da otosclerose é perda de audição uni ou bilateral progressiva, zumbidos e raramente tonturas.
Como descobrir a otosclerose?
Otosclerose é diagnosticada através de um exame clínico no ouvido médio, normalmente, através de um clínico geral, ou por um fonoaudiólogo.
O que pode causar otosclerose?
Além disso, distúrbios vasculares, metabólicos, hormonais e autoimunes, infecções por vírus e traumatismos são considerados fatores de risco para a manifestação da otosclerose. Em pacientes com histórico de sarampo ou que estão em período gestacional, o quadro pode se agravar ainda mais.
O que significa estapedectomia?
A estapedectomia é um procedimento cirúrgico (microcirurgia) pelo qual o cirurgião remove parte ou todo o estribo doente e o substitui por uma prótese , normalmente de Teflon.
Quem fez estapedectomia pode fazer ressonância?
Sim. A Ressonancia Magnética pode provocar deslocamento da prótese, qualquer que seja o metal.
Qual o tratamento para a otosclerose?
- A estapedectomia ou estapedotomia é uma alternativa de tratamento para uma doença do ouvido que chama otosclerose ou otospongiose. Existem outros tratamentos, como o uso de aparelho de audição ou a simples observação em casos leves. Atualmente, não existe nenhum medicamento com comprovação científica de eficiência para tratar a Otosclerose.
Como é a otosclerose hereditária?
- A otosclerose (ou otospongiose) é uma doença considerada hereditária autossômica dominante de penetrância imcompleta e expressão variada. Como? Calma, vamos lá, não é tão complicado assim. A doença é hereditária por ser herdada dos pais aos filhos.
Qual a causa da osteclerose?
- Essa enfermidade é hereditária, mas pode existir vítimas de otosclerose sem histórico patológico na família. A osteclerose pode se agravar, ainda mais, em pessoas com sarampo ou grávidas. Ambos os ouvidos podem ser afetados, mas é mais comum um ser mais atingindo gravemente que o outro.
Como substituir o osso do ouvido por prótese?
- Esta cirurgia tem o objetivo de substituir um pequeno osso do ouvido que se chama estribo por uma prótese de plástico ou de metal. Na otosclerose, o estribo está fixo e, portanto, não se movimenta levando a onda sonora até a cóclea, não transmitindo bem o som. Por isto, o substituímos por uma prótese que irá fazer sua função.