O que é uma cirurgia de laparotomia?
O que é uma cirurgia de laparotomia?
A cirurgia por laparotomia é uma técnica cirúrgica que consiste, dependendo do caso cirúrgico, na exposição total do abdômen, usada constantemente nas áreas de cirurgia geral e cirurgias emergenciais de trauma.
Qual a finalidade da cirurgia laparotomia?
A laparotomia exploradora, ou exploratória, é um exame de diagnóstico em que é feito um corte na região do abdômen com o objetivo de observar os órgãos e identificar a causa de determinado sintoma ou alteração em exames de imagem.
Como pode ser realizada a laparotomia?
- Além disso, se durante o exame for identificado qualquer problema, pode ser também realizada a laparotomia terapêutica, que corresponde ao mesmo procedimento porém com o objetivo de tratar e corrigir o que encontra-se alterado.
Como fazer a laparotomia no abdômen?
- Embora as laparotomias sejam mais frequentemente praticadas no abdômen, um procedimento similar também pode se dar em outras partes do corpo. No abdômen ela pode permitir tratar problemas nos órgãos dessa cavidade e realizar quase todas as cirurgias ginecológicas, gastroenterológicas e urológicas, entre outras.
Quais são as incisões para laparotomia?
- As incisões medianas são favorecidas particularmente na laparotomia diagnóstica, porque permitem um amplo acesso à toda a cavidade abdominal. Outras incisões comuns para laparotomia incluem: Incisão de Kocher (subcostal direita) (homenagem a Emil Theodor Kocher); própria para cirurgias no fígado, na vesícula biliar e na árvore biliar.
Como é feita a laparotomia exploratória?
- A laparotomia exploratória é feita com fins de diagnóstico, sendo realizada quando existem alguns sinais de alterações dos órgãos abdominais. Geralmente é um procedimento eletivo, mas também pode ser considerado em casos de emergência, como em grandes acidentes de carro, por exemplo.