O que os cordados têm em comum?
Índice
- O que os cordados têm em comum?
- Por que os equinodermos apresentam simetria radial?
- Porque os equinodermos são próximos dos cordados?
- O que os equinodermos tem em comum com os vertebrados?
- Porque a simetria radial?
- Para que serve o Endoesqueleto dos equinodermos?
- Quais são as características dos equinodermos?
- Qual é a simetria dos equinodermos?
- Qual é o esqueleto dos equinodermos?
- Como ocorre a respiração dos equinodermos?

O que os cordados têm em comum?
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. ... A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Por que os equinodermos apresentam simetria radial?
Podemos afirmar que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária porque esses animais possuem ancestrais e fases larvais com características de simetria bilateral.
Porque os equinodermos são próximos dos cordados?
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
O que os equinodermos tem em comum com os vertebrados?
Também como característica comum com vertebrados, os equinodermos possuem um endoesqueleto de origem mesodérmica, formado por placas calcárias parcialmente articuladas. Dessas placas, partem os espinhos que se projetam para fora do corpo desses animais.
Porque a simetria radial?
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados. ... Alguns animais apresentam o mesmo plano de simetria durante toda a sua vida.
Para que serve o Endoesqueleto dos equinodermos?
- O endoesqueleto constitui uma carapaça protetora e resistente. - Apresentam pedicelárias que são pinças que apresentam função de defesa e para limpeza da superfície do corpo. - São animais triblásticos, Celomados ou enterocelomados.
Quais são as características dos equinodermos?
- O desenvolvimento é indireto, podendo ter uma ou mais formas larvais. Uma das principais características dos equinodermos é a sua grande capacidade de regeneração. Estrelas-do-mar podem regenerar um ou mais braços perdidos, enquanto ouriços-do-mar regeneram continuamente seus espinhos.
Qual é a simetria dos equinodermos?
- Os equinodermos têm um sistema circulatório à base de água. Madreporite é o ponto de entrada e saída de água para o sistema vascular aquífero. A simetria bilateral que está presente nos estágios de vida tanto dos equinodermos quanto dos cordados é uma semelhança. Além disso, ambos possuem blastóporos desenvolvidos no ânus.
Qual é o esqueleto dos equinodermos?
- Seus corpos são revestidos por uma epiderme muito fina que recobre espinhos calcários. O esqueleto dos equinodermos tem origem mesodérmica e é interno, constituindo um endoesqueleto, que varia de uma espécie para outra.
Como ocorre a respiração dos equinodermos?
- Respiração e excreção dos equinodermos. As estruturas relacionadas às trocas gasosas variam de acordo com o grupo de equinodermos. Em alguns ouriços-do-mar, por exemplo, existem 10 brânquias pequenas, situadas na parte exterior do corpo, ao redor da boca.