Quando a sociedade se dissolve?
Índice
- Quando a sociedade se dissolve?
- O que é dissolução de uma sociedade?
- Como dissolver uma sociedade unipessoal por quotas?
- Quais as fases e suas características da dissolução de uma sociedade limitada?
- Por que a sociedade pode ser dissolvida parcialmente?
- Qual a dissolução total da sociedade?
- Por que a morte de um parceiro não implica na dissolução da sociedade?
- Qual é a sociedade conjugal?

Quando a sociedade se dissolve?
Dissolve-se a sociedade quando ocorrer: ... III - a deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado; IV - a falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias; V - a extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.
O que é dissolução de uma sociedade?
A dissolução constitui um conjunto de atos objetivando a extinção de uma sociedade. Para tanto, faz-se necessário o cumprimento de procedimentos legais, contábeis e tributários, a seguir resumidamente destacados.
Como dissolver uma sociedade unipessoal por quotas?
Os sócios devem estabelecer um contrato para cessão das quotas, no qual devem atribuir os direitos e deveres dos sócios, tanto o que está saindo quanto os que se mantém na sociedade limitada.
Quais as fases e suas características da dissolução de uma sociedade limitada?
A dissolução por si só não extingue a sociedade, apenas inicia a fase de liquidação ao fim da qual esta se encerra. Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.
Por que a sociedade pode ser dissolvida parcialmente?
- Falecimento de algum deles ou retirada da sociedade. Nos casos de falecimento de um ou mais sócios, a sociedade poderá ser dissolvida parcialmente. Isso acontece quando os herdeiros do sócio falecido não podem ou não têm interesse em continuar com a sua cota de participação.
Qual a dissolução total da sociedade?
- Antes dele, a lei previa somente a dissolução total da sociedade. O Novo Código não prevê a dissolução total da sociedade — apenas a parcial, já que aquela era a única hipótese até o advento do Código Civil no ano de 2002.
Por que a morte de um parceiro não implica na dissolução da sociedade?
- Em primeiro lugar, a morte de um parceiro não implica na dissolução da sociedade, caso o contrato social não disponha o contrário. É importante destacar também que os herdeiros não podem ingressar na sociedade em substituição ao sócio falecido.
Qual é a sociedade conjugal?
- A sociedade conjugal, embora contida no matrimônio, é um instituto jurídico menor do que o casamento, regendo apenas o regime matrimonial de bens dos cônjuges, os frutos civis do trabalho ou indústria de ambos os consortes ou de cada um deles.