O que os alquimistas chamavam de pedra filosofal essa expressão utilizada hoje em dia com o mesmo significado?
Índice

O que os alquimistas chamavam de pedra filosofal essa expressão utilizada hoje em dia com o mesmo significado?
Resposta: Magnum Opus. A atividade relacionada com a pedra filosofal era chamada pelos alquimistas de "A Grande Obra" (ou "Magnum Opus", em latim). Explicação: A pedra filosofal era capaz de transformar qualquer metal em ouro, devido à reações químicas.
Qual é o significado da Pedra Filosofal?
- A pedra filosofal é um símbolo da Alquimia que representa pureza e imortalidade. Isso porque ela era essencial para obter ouro a partir de qualquer metal; lembrando que para os alquimistas a transmutação do ouro, seu principal objetivo, simbolizava a busca da espiritualidade. Era o mesmo que...
Por que a Pedra Filosofal pode ser usada para criar o elixir da vida?
- Segundo as lendas, a pedra filosofal também poderia ser usada para criar o Elixir da Vida, que tinha a propriedade de prolongar a vida da pessoa que o bebesse. A pedra filosofal e os seus poderes estão relacionados com a transmutação e a vontade de criar que existe dentro de cada ser humano.
Como evoluiu a pedra filosofal para o ouro?
- Era o mesmo que evoluir para um estado superior, de um metal qualquer para o ouro, o metal perfeito. Além disso, a pedra filosofal ( Lapis Philosophorum, em latim) servia a outro desejo dos alquimistas: obter o elixir da vida, substância capaz de prolongar a vida de quem o bebesse.
Quando foi praticada a alquimia?
- A alquimia foi praticada na Mesopotâmia, Egito Antigo, Império Persa, Índia Antiga, China Antiga, Grécia Clássica, Império Romano, Mundo Islâmico, América Latina Pré-colombiana, Europa Medieval e Renascentista. A ideia da transformação de metais em ouro, acredita-se estar diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência.