Como é feita a cirurgia de mioma no útero?
Índice
- Como é feita a cirurgia de mioma no útero?
- Qual o tamanho do mioma para ser operado?
- Quem tem mioma precisa tirar o útero?
- O que acontece se não operar o mioma?
- Quando é necessária a cirurgia de miomas?
- Por que a retirada do mioma pode ser eficaz?
- Como fazer a retirada do mioma do útero?
- Como é feito o diagnóstico do mioma?
Como é feita a cirurgia de mioma no útero?
O mioma uterino intramural ou intersticial (localizado na parede do útero) e o mioma uterino subseroso (localizado no exterior do útero) são operados por via abdominal, ou seja, a remoção do mioma é realizada através da “barriga” da mulher. Esta abordagem pode ser feita por laparoscopia ou por laparotomia.
Qual o tamanho do mioma para ser operado?
O tratamento depende da sua localização e tamanho em relação as camadas do útero. Em termos gerais, o ideal é agir/tratar quando ele se apresenta com a dimensão entre 4 e 8 cm para aqueles que se localiza na parte interna da parede do órgão (intramural).
Quem tem mioma precisa tirar o útero?
Nem todo mioma exige a retirada do útero. Quando se quer preservar a fertilidade, você pode fazer uma miomectomia. Ela pode ser aberta convencional, por videolaparoscopia ou robótica.
O que acontece se não operar o mioma?
O tumor, conforme explica ele, não precisa ser retirado completamente, desde que as artérias que o alimentem sejam necrosadas. Aí, então, o mioma diminuirá gradativamente. “A técnica endovascular vai obstruir as artérias que levam sangue aos miomas.
Quando é necessária a cirurgia de miomas?
- A cirurgia não é necessária quando os sintomas podem ser controlados com medicamentos ou quando a mulher entra na menopausa. Os miomas são tumores benignos que surgem no útero em mulheres em idade fértil, que causa intenso desconforto como hemorragia menstrual e intensas cólicas, de difícil controle.
Por que a retirada do mioma pode ser eficaz?
- Vale ressaltar que em alguns casos, a cirurgia para a retirada do mioma pode năo ser eficaz e o tumor pode voltar a crescer após alguns meses. Também há estudos que comprovam que algumas mulheres tem menos chances de engravidar após esse tipo de tratamento, devido às cicatrizes que se formam após a operaçăo.
Como fazer a retirada do mioma do útero?
- Os medicamentos podem diminuir seu tamanho e controlar os sintomas, mas quando isso não acontece, o ginecologista pode sugerir a retirada do mioma através da cirurgia. A miomectomia é a cirurgia realizada para retirar o mioma do útero, e existem 3 formas diferentes de realizar a miomectomia:
Como é feito o diagnóstico do mioma?
- Como é feito o diagnóstico do mioma? O exame de ressonância magnética é hoje a principal ferramenta pré-operatória da miomectomia laparônica, por exemplo. Com esse exame é possível mapear o útero, saber a localizaçăo e o tamanho dos principais miomas e suas relaçőes com as trompas, os ovários e outros órgăos vizinhos, como bexiga e intestino.