Quais são as cidades do Distrito Federal?
Índice
- Quais são as cidades do Distrito Federal?
- Como funciona o governo do Distrito Federal?
- Quantas cidades satélites têm o Distrito Federal?
- O que são as cidades satélites de Brasília?
- O que significa Brasília pertence ao Distrito Federal?
- Qual é o nome do Distrito Federal?
- Como se transformou o Distrito Federal em Distrito Federal?
- Qual é o objetivo do Distrito Federal?
- Como o Distrito Federal é uma unidade federativa?
- Qual é o nome do novo Distrito Federal?
Quais são as cidades do Distrito Federal?
São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.
Como funciona o governo do Distrito Federal?
O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.
Quantas cidades satélites têm o Distrito Federal?
Também conhecidas como regiões administrativas, ou satélites, são 33 localidades situadas ao redor de Brasília. De todas, uma das mais conhecida é Taguatinga. Também tem a Ceilândia e por aí em diante.
O que são as cidades satélites de Brasília?
É o antigo nome que se dá para as regiões administrativas localizadas no entorno de Brasília. Ao todo, são 19 e a maior é Taguatinga, seguida de Ceilândia e Sobradinho. Elas não têm autonomia política e, por isso, são dirigidas por administradores nomeados pelo governador local.
O que significa Brasília pertence ao Distrito Federal?
Segundo o texto constitucional, o Distrito Federal é uma unidade da Federação que é um Estado e também um município, com as competências legislativas reservadas aos dois. Daí a natureza singular de Brasília.
Qual é o nome do Distrito Federal?
O nome do Distrito Federal é: Distrito Federal. O DF uma estrutura político-administrativa que abriga a capital da república, Brasília, terra do Capital Inicial.
Como se transformou o Distrito Federal em Distrito Federal?
- Após a Proclamação da República, em 1891, quando da promulgação da Constituição Federal de 1891, este ente transformou-se em Distrito Federal, mantendo a antiga capital imperial como sede do novo regime político.
Qual é o objetivo do Distrito Federal?
- O Distrito Federal está localizado numa porção de área que pertencia ao Estado de Goiás. Realmente o objetivo foi atingido, pois o contingente populacional da região teve um aumento significativo, entre as décadas de 19 a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de mais de 30.000 pessoas anualmente.
Como o Distrito Federal é uma unidade federativa?
- O Distrito Federal é uma unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado, nem um município. É, na realidade, um território autônomo, dividido em regiões administrativas, cujos administradores são indicados pelo Governador, sendo constitucionalmente vedada a existência de municípios no interior do Distrito Federal.
Qual é o nome do novo Distrito Federal?
- Com a mudança dos três poderes do Sudeste para o Centro-Oeste do Brasil, o novo Distrito Federal passou a sediar a nova capital, Brasília, de acordo com a Constituição de 1946. Um dos gentílicos tanto do Distrito Federal como de Brasília é "brasiliense", que significa "brasileiro".