adplus-dvertising

Quais os problemas ocorridos na construção da ferrovia Madeira-mamoré?

Índice

Quais os problemas ocorridos na construção da ferrovia Madeira-mamoré?

Quais os problemas ocorridos na construção da ferrovia Madeira-mamoré?

Uma parte expressiva dos mais de 20 mil trabalhadores, de cerca de 50 nacionalidades diferentes foram vítimas de doenças tropicais. E não foi por acaso que os 366 quilômetros de trilhos – que ligariam Porto Velho a Guajará-Mirim –, ficariam conhecidos como a “Ferrovia da Morte”.

Qual o objetivo da construção da ferrovia Madeira-mamoré?

O seu objetivo principal era vencer o trecho encachoeirado do rio Madeira, para facilitar o escoamento da borracha boliviana e brasileira, além de outras mercadorias, até um ponto onde pudesse ser embarcada para exportação, no caso Porto Velho, de onde as mercadorias seguiam por via fluvial, pelo mesmo rio Madeira e, ...

Por que a estrada de ferro Madeira-mamoré ficou conhecida como Ferrovia do Diabo?

Eram dois dias de viagem. A Madeira-Mamoré também ficou conhecida como Ferrovia do Diabo por causa da quantidade de trabalhadores que morreram durante as obras vítimas de malária e de outras doenças.

Em qual ano a construção da ferrovia da EFMM foi concluída?

Somente em 1907, a construção foi definitivamente retomada pela empresa americana Mamoré Railway Co, do empresário Percival Faquhar. A Ferrovia foi inaugurada em 19 km de trilhos ligando Porto Velho a Guajará-Mirim na fronteira com a Bolívia.

Porque a Madeira-mamoré Railway Co modificou o projeto de construção da ferrovia iniciando as obras em Porto Velho?

Resposta: Por causa do Rio Madeira, pois facilitava a chegada das peças pelo rio e dos trabalhadores.

Qual a empreiteira contratada para dar início às obras da EFMM?

1877-1881: Church contrata os serviços da empreiteira norte-americana p & T Collins para a construção da EFMM. Partem da Filadélfia navios, equipamentos, materiais ferroviários, provisões e trabalhadores para Santo Antônio do Madeira.

Quando começa a construção da ferrovia brasileira?

  • 1870 - Pedro II do Brasil (1840-1889) dá ao coronel Church a concessão para a construção da ferrovia do lado brasileiro. 1872 - Church obtém um empréstimo na Grã-Bretanha para a construção da ferrovia. 1874 - A Public Works, empreiteira britânica, abandona as obras da ferrovia na altura de Santo Antônio, a cerca de 7 quilômetros de Porto Velho.

Por que a ferrovia deveria ser substituída?

  • A ferrovia deveria ser, porém, substituída por uma rodovia, a fim de que não se configurasse rompimento e descumprimento do Acordo celebrado em Petrópolis, em 1903. Tal rodovia materializou-se nas atuais BR-425 e BR-364, que ligam Porto Velho a Guajará-Mirim.

Quando foi inaugurada a ferrovia de Rondônia?

  • Em 2011, o Governo do Estado de Rondônia condecorou in memoriam com a comenda Marechal Rondon, Percival Farquhar e os 876 americanos que comandaram a construção da ferrovia. Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.

Postagens relacionadas: