adplus-dvertising

Como funciona o pêndulo eletrostático?

Índice

Como funciona o pêndulo eletrostático?

Como funciona o pêndulo eletrostático?

Pêndulo Eletrostático - Uma pequena esfera suspensa por um fio fino e isolante. ... Se a esfera estiver neutra, será atraída por qualquer corpo eletrizado que se aproximar dela. Isso acontece porque a presença do corpo eletrizado polariza eletricamente a bola.

O que é um pêndulo eletrostático?

Os aparelhos destinados a verificar se um corpo está ou não eletrizado, são chamados de etetroscópios. Um deles é o pêndulo eletrostático, constituído por uma esfera de material leve (isopor) recoberta por uma fina camada de grafite, suspensa por um fio isolante (seda) a uma haste suporte.

Como usar o eletroscópio?

O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.

O que é um pêndulo eletrostático como Utilizá-lo para determinar a existência de carga elétrica?

O pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga.

Como os fenômenos eletrostáticos surgem?

  • Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.

Como funciona a esfera do pêndulo?

  • Inicialmente a esfera está neutra. Ao chegarmos perto (sem encostar) com um objeto eletrizado, ocorrerá a repulsão ou atração dos corpos, mas se esse objeto estiver neutro, os corpos não se moverão. Se o corpo eletrizado tiver contato com a esfera do pêndulo ele ficará eletrizado.

Como os elétrons estão presos ao átomo?

  • Nos isolantes (=dielétricos), os elétrons estão fortemente presos ao núcleo do átomo e dificilmente serão dele arrancados, como na borracha, na madeira, no papel, na água pura, nos tecidos, etc. Quando eletrizamos um condutor, a carga elétrica se distribui por toda a sua superfície externa.

Postagens relacionadas: