Quando é indicado artrodese de tornozelo?
Índice
- Quando é indicado artrodese de tornozelo?
- Como é feita a artrodese de tornozelo?
- O que é uma artrodese no tornozelo?
- Como andar após artrodese de tornozelo?
- Quais os tipos de artrodese?
- E a deformidade mais frequente que envolve as articulações do tornozelo?
- Quanto tempo depois da cirurgia no tornozelo posso andar?
- Como dormir após cirurgia no tornozelo?
- Qual a cirurgia artroscópica para o tornozelo?
- Como é feita a artroplastia dos joelhos?
- Como lidar com os tendões?
Quando é indicado artrodese de tornozelo?
A artrodese do tornozelo tem sido indicada nos casos de artroses pós-traumáticas, pós-infecção, necrose avascular do tálus, artrite reumatóide, seqüelas de deformidade em eqüino não redutíveis(3,10).
Como é feita a artrodese de tornozelo?
O procedimento consiste em realizar uma fusão completa entre dois ou mais ossos vizinhos e eliminar o movimento entre eles. No tornozelo, se faz a fusão completa entre o tálus (osso do pé) e a tíbia (osso da perna), eliminando assim os movimentos de flexão e extensão.
O que é uma artrodese no tornozelo?
A artrodese ( fusão da articulação) do tornozelo tem por objetivo o bloqueio total do movimento entre a tíbia e o tálus. Em virtude disso é esperado naturalmente que existam alterações da marcha, principalmente em terrenos irregulares.
Como andar após artrodese de tornozelo?
Após a artrodese do tornozelo a recuperação pode levar até 1 ano, mas normalmente o paciente já pode caminhar sem dor e mínimo inchaço após 6 meses. O objetivo da cirurgia é eliminar a dor, alinhar e estabilizar o tornozelo para permitir o caminhar com apoio completo do pé.
Quais os tipos de artrodese?
Existem diversos tipos de artrodese lombar, sendo que o nome da técnica deriva da via de acesso cirúrgica (pelas costas, pela lateral do tronco ou pelo abdome). Dessa forma, são exemplos de artrodese lombar: técnica póstero-lateral, TLIF, OLIF, LLIF ou ALIF. As indicações de cada técnica variam de acordo com o caso.
E a deformidade mais frequente que envolve as articulações do tornozelo?
O pé torto equinovaro congênito é uma patologia complexa CUJB etiologia não foi ainda totalmente elucidada. É a deformidade mais frequente que envolve as articulações do tornozelo, subtalar e mesotársica. O pé apresenta-se com flexão plantar adução e inversão.
Quanto tempo depois da cirurgia no tornozelo posso andar?
Depois de quanto tempo após cirurgia tornozelo , fratura bimaleolar , voltarei a andar normalmente com peso total do corpo ? OLá, O tempo varia de acordo com a gravidade da fratura, mas em geral, após 6 a 8 semanas a carga total é liberada.
Como dormir após cirurgia no tornozelo?
O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
Qual a cirurgia artroscópica para o tornozelo?
- A cirurgia artroscópica para o tornozelo veio permitir visão direta dessa articulação e de suas estruturas intraarticulares, aumentando a capacidade diagnóstica e simplificando a execução das técnicas para as correções cirúrgicas.
Como é feita a artroplastia dos joelhos?
- Antigamente as artrodeses dos joelhos e quadris também eram realizadas como procedimentos para aliviar a dor, porém com a evolução da artroplastia dessas articulações a artrodese deixou de ser comumente usada como procedimento preliminar e só é feita quando as artroplastias falham.
Como lidar com os tendões?
- Ao acessar cirurgicamente a articulação em que a artrodese deve ser realizada, o cirurgião deve lidar com todos os tecidos moles circundantes de forma cuidadosa. Os tendões funcionem. Sempre que possível, as superfícies dos ossos a serem fusionados devem ser cortadas de modo a torná-las planas para garantir o contato ósseo ideal.