O que é a Traquelectomia?
Índice
- O que é a Traquelectomia?
- Como é feito a cirurgia de traquelectomia?
- Quanto tempo dura a cirurgia de traquelectomia?
- Quando é indicado a Traquelectomia?
- Porque fazer Traquelectomia?
- O que acontece depois da conização?
- Como fica o útero depois da conização?
- O que é NIC 2 no colo do útero?
- Qual o tratamento padrão para a traquelectomia?
- Quais são as complicações da traqueostomia?
- Como o cirurgião limpa a traqueia?
- Qual a função da traqueia?
O que é a Traquelectomia?
A traquelectomia radical foi desenvolvi- da pelo médico francês Daniel Dargent e realizada pela primeira vez na França, em 1986. O procedimento cirúrgico consiste na ressecção (retirada) do colo do útero, de um segmen- to do istmo uterino e dos para- métrios e linfonodos pélvicos.
Como é feito a cirurgia de traquelectomia?
A traquelectomia radical, permite que as mulheres sejam tratadas, sem perder a fertilidade. A cirurgia é feita através da vagina ou do abdome e, às vezes, por laparoscopia. Esse procedimento remove o colo do útero e a parte superior da vagina, mas não o corpo do útero.
Quanto tempo dura a cirurgia de traquelectomia?
A traquelectomia é um procedimento muito simples e rápido. Dura de 15 a 20 min. O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero.
Quando é indicado a Traquelectomia?
traquelectomia é a retirado de parte do colo uterino, geralmente tipo uma conização do colo uterino. É indicada para diagnostico e tratamento dos casos de lesões pré-cancerígenas do colo uterino , tipo NIC II ou NIC III (suspeitas ou confirmadas por biopsia).
Porque fazer Traquelectomia?
Traquelectomia é a remoção cirúrgica do colo uterino, mas preservando o útero da paciente. Geralmente efetuada quando a paciente precisa apresentar câncer de c olo uterino e precisa removê-lo, mas deseja preservar a fertilidade.
O que acontece depois da conização?
A principal complicação após uma conização é o risco de hemorragia. Por isso, mesmo já tendo regressado a casa, a mulher deve ficar atenta ao surgimento de sangramento abundante e de cor vermelho vivo, pois pode indicar uma hemorragia. Além disso, o risco de infecção também é bastante elevado após a conização.
Como fica o útero depois da conização?
A conização é a retirada de uma parte do colo do útero em formato de cone ( Como se fosse retirado o cabinho de um tomate ). O risco é o colo do útero ficar muito curto e não suportar o peso de uma futura gravidez, e assim aumentar o risco de parto prematuro. Mas com a técnica correta é raro o colo ficar curto.
O que é NIC 2 no colo do útero?
Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. A NIC I representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente na maioria das vezes. A NIC II, considerada de gravidade intermediária, em adolescentes tem comportamento benigno com altas taxas de regressão.
Qual o tratamento padrão para a traquelectomia?
- Em pacientes com tumores iniciais e desejo de gestar, a traquelectomia radical (vaginal, abdominal ou laparoscópica) com linfadenectomia é considerada o tratamento padrão.
Quais são as complicações da traqueostomia?
- Como qualquer procedimento cirúrgico, a traqueostomia não é totalmente isenta de complicações. Os mais comuns são sangramento e infecção no corte, mas ambas não são freqüentes. Uma conseqüência (e não complicação!) da traqueostomia é a dificuldade do paciente para falar.
Como o cirurgião limpa a traqueia?
- O cirurgião limpa a região onde será realizado o procedimento, faz um corte na traqueia para expor os anéis de cartilagem presentes nesta região, depois corta entre dois desses anéis e insere a cânula, de forma que a traqueia e o meio externo se comuniquem.
Qual a função da traqueia?
- A traqueia é revestida com epitélio ciliar que auxilia a filtração do ar inalado. 4 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente.