Quais são as principais lipoproteínas transportadoras de lipídios dentro do nosso organismo?
Índice
- Quais são as principais lipoproteínas transportadoras de lipídios dentro do nosso organismo?
- O que é colesterol quais as suas principais funções onde é produzido e quando em excesso o que pode ocasionar diferencie LDL de HDL?
- Quais são os riscos do colesterol alto?
- Por que a LDL não é reconhecida?
- Por que a LDL em excesso?
- Qual a diferença entre a HDL e a LDL?
- Quais são os valores máximos de LDL?
Quais são as principais lipoproteínas transportadoras de lipídios dentro do nosso organismo?
HDL e LDL são lipoproteínas que garantem o transporte do colesterol no corpo. ... É muito comum ouvirmos falar sobre colesterol e todo o mal que ele pode causar a nossa saúde. Entretanto, essa substância é essencial para nosso organismo e está presente em todas as membranas das células do corpo.
O que é colesterol quais as suas principais funções onde é produzido e quando em excesso o que pode ocasionar diferencie LDL de HDL?
Colesterol LDL: Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
Quais são os riscos do colesterol alto?
O colesterol alto e as placas recheadas de gordura podem levar ao infarto ou ao derrame. O colesterol em excesso vai se depositando na parede dos vasos e oxidando. Esse acúmulo altera o endotélio, que é a camada que recobre internamente as artérias, facilitando o depósito de outras substâncias, como cálcio e fibrina.
Por que a LDL não é reconhecida?
- Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico. Com isso, ocorre a formação da placa aterosclerótica (manifestações da aterosclerose que podem obstruir um vaso), que leva a problemas cardiovasculares e até mesmo vasculares cerebrais.
Por que a LDL em excesso?
- A LDL em excesso pode depositar-se nos vasos sanguíneos e sofrer oxidação. Isso leva a uma modificação na estrutura da LDL, fazendo com que as células endoteliais não a reconheçam, o que estimula a ação do sistema imunológico.
Qual a diferença entre a HDL e a LDL?
- HDL e LDL são lipoproteínas que transportam o colesterol. As mais conhecidas são, sem dúvidas, a HDL e LDL, sendo a HDL a menor lipoproteína existente. O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso.
Quais são os valores máximos de LDL?
- Triglicérides: Abaixo de 150. Já os valores máximos de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente: Risco alto: Abaixo de 70. Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.