adplus-dvertising

O que é a síndrome de Cushing e como surge?

Índice

O que é a síndrome de Cushing e como surge?

O que é a síndrome de Cushing e como surge?

A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.

Como acabar com a síndrome de Cushing?

​O tratamento para síndrome de Cushing deve ser orientado pelo endocrinologista e varia conforme a causa da síndrome. Quando a doença é causada pelo uso prolongado de corticoides, é indicada a diminuição da dose do medicamento, segundo a orientação do médico e, se possível, a sua suspensão.

O que pode causar síndrome de Cushing?

A síndrome de Cushing normalmente é causada quando a pessoa toma corticosteroides para tratar um problema médico ou por um tumor na hipófise ou na glândula adrenal que faz com que as glândulas adrenais produzam corticosteroides em excesso.

Quais os tipos de síndrome de Cushing?

Índice

  • Síndrome de Cushing ACTH-independente.
  • Tumores Adrenais. Hiperplasias Nodulares.
  • Síndrome de Cushing ACTH-dependente.
  • Adenoma Secretor de ACTH – Doença de Cushing. Síndrome de Secreção Ectópica de ACTH e CRH.

Como descobrir a síndrome de Cushing?

Os sinais e sintomas associados à síndrome de Cushing incluem obesidade do tronco com braços e pernas finas, rosto redondo, aumento da gordura no pescoço e nos ombros e pele frágil que cicatriza com dificuldade.

Como evitar a síndrome de Cushing?

Ter cuidado e evitar o uso prolongado de medicamentos contendo cortisol pode ajudar a prevenir alguns casos de síndrome de Cushing.

O que é síndrome de Cushing em humanos?

A doença de Cushing é a síndrome de Cushing que resulta de excesso de produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), geralmente secundária a adenoma hipofisário. Os sinais e sintomas típicos incluem face em lua e obesidade do tronco, hematoma fácil e pernas e braços finos.

Porque é usado à dexametasona para diagnóstico da síndrome de Cushing?

A dexametasona é um esteroide sintético que, como o cortisol, inibe a produção de CRH e de ACTH. Há diversas versões do teste de supressão usado para confirmar o diagnóstico de síndrome de Cushing. A resposta normal à dexametasona é a supressão da secreção de cortisol.

Porque a síndrome de Cushing causa obesidade?

A verdade é que o cortisol promove tanto o armazenamento quanto a liberação de gordura, pois aumenta a atividade das enzimas responsáveis por cada uma dessas funções. A alta concentração de cortisol no corpo, por exemplo, leva à queima de gorduras.

Qual a idade mais comum para ter a síndrome de Cushing?

  • Para além desses fatores, qualquer pessoa pode vir a ter a doença, embora ela seja mais comum em mulheres (que são, em média, três vezes mais propensas a desenvolvê-la do que homens) dos 20 aos 50 anos de idade. Pessoas com obesidade e diabetes também estão sob maior risco de ter a síndrome de Cushing.

Como diagnosticar a síndrome de Cushing?

  • A síndrome de Cushing pode ser difícil de diagnosticar, já que seus sintomas são muito parecidos aos de outras doenças, como hipotireoidismo e hipertensão. O principal objetivo do tratamento da síndrome de Cushing é diminuir e estabilizar os níveis de cortisol no organismo.

Por que pacientes com síndrome de Cushing têm níveis de cortisol normal?

  • Pacientes com síndrome de Cushing às vezes têm nível de cortisol normal pela manhã, mas não têm um declínio diurno normal na produção de cortisol, de tal modo que os níveis de cortisol sérico à meia-noite estão acima do normal e a produção total de cortisol de 24 horas pode ser elevada.

Como ocorre a síndrome de cortisol no sangue?

  • A síndrome acontece devido ao aumento dos níveis de cortisol no sangue, o que pode acontecer como consequência de diversas situações.

Postagens relacionadas: