Como a p53 age na manutenção da integridade genômica?
Como a p53 age na manutenção da integridade genômica?
A proteína p53 desempenha um papel central na resposta celular que inclui a parada do ciclo celular permitindo o reparo do dano no DNA, ou indução da morte celular. A perda da função dessa proteína pode levar à proliferação celular desordenada, aumento da sobrevida da célula e resistência às drogas quimioterápicas.
Como age a p53?
Ação da proteína p53 na supressão tumoral. Mediante uma situação de stress que determine lesão no DNA, ocorre a superexpressão da proteína p53 selvagem que atua em alvos específicos e por mecanismos de transativação gênica ativa outros genes determinando a parada do ciclo celular no início da fase G1 e o reparo do DNA.
O que impede a ação do p53?
Danos no DNA e outros sinais de estresse podem desencadear o aumento das proteínas p53, que têm três funções principais: parada do crescimento, reparo do DNA e apoptose (morte celular). A parada de crescimento interrompe a progressão do ciclo celular, impedindo a replicação do DNA danificado.
Quais são as fases da mitose?
- Fases da mitose. Prófase. Na prófase inicia-se a condensação dos cromossomos. Essa condensação é mediada pela ação de uma proteína chamada condensina, que os tornam cada vez mais curtos e grossos. À medida que se condensa, o DNA pausa a síntese das moléculas de RNA.
Como ocorre a mitose no nosso corpo?
- No contexto do ciclo celular, a mitose é a parte do processo de divisão em que o DNA do núcleo das células é dividido em dois conjuntos iguais de cromossomos. A grande maioria das divisões celulares que ocorrem no nosso corpo envolvem a mitose.
Quanto tempo dura a mitose?
- - G2: fim da duplicação do DNA, antecedendo a mitose propriamente dita. A mitose dura aproximadamente 45 minutos e é convencionalmente dividida em: prófase, metáfase, anáfase e telófase, sendo o último evento a citocinese, que corresponde à divisão do citoplasma.