O que é dessensibilização dos receptores?
Índice
- O que é dessensibilização dos receptores?
- Qual o mecanismo pelo qual ocorre a dessensibilização?
- Por que pode acontecer dessensibilização de receptores?
- O que é dessensibilização na farmacologia?
- O que é a Taquifilaxia ou dessensibilização?
- Qual a diferença entre dessensibilização e Downregulation?
- O que é e como ocorre o processo de dessensibilização de receptores?
- O que é a transdução de sinal?
- O que é Taquifilaxia ou dessensibilização?
- Qual o conceito de Taquifilaxia?
- Qual a síntese e a destruição de receptores?
- Quais são os receptores celulares?
- Quais são os antagonistas e os receptores ocupados?
- Como diminuir o número de receptores?
O que é dessensibilização dos receptores?
A dessensibilização do receptor refere-se à responsividade diminuída que ocorre com a exposição repetida ou crônica ao agonista e é uma característica geral da maioria dos receptores de membrana de sinalização.
Qual o mecanismo pelo qual ocorre a dessensibilização?
A dessensibilização em geral é rápida e pode acontecer por uma alteração estrutural da molécula dos receptores (principalmente com receptores acoplados aos canais iônicos) pela fosforilação.
Por que pode acontecer dessensibilização de receptores?
A dessensibilização de receptores pode ocorrer por fosforilação do receptor ou por internalização do receptor. Na região C-terminal dos Receptores Acoplados a Proteína G (GPCRs) existem resíduos de serina e/ou treonina, que podem ser fosforilados por Proteinas Quinases (ex.
O que é dessensibilização na farmacologia?
Quando doses extremamente elevadas de acetilcolina são usadas, o tecido torna-se menos sensível, mas não a todos os agonistas; isso é uma dessensibilização não específica. ... Isso pode ser consequência da perda de potássio intracelular.
O que é a Taquifilaxia ou dessensibilização?
O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo.
Qual a diferença entre dessensibilização e Downregulation?
Downregulation e upregulation são tipos de dessensibilização. Downregulation caracteriza-se pela redução do número de receptores. Upregulation caracteriza-se pelo aumento do número de receptores.
O que é e como ocorre o processo de dessensibilização de receptores?
A dessensibilização constitui uma característica da maioria dos receptores acoplados a proteínas G, e dois mecanismos principais estão envolvidos: Fosforilação do receptor; Internalização do receptor (endocitose).
O que é a transdução de sinal?
Transdução é o processo de reprodução no qual o DNA bacteriano é transferido de uma bactéria para outra por um vírus, os chamados bacteriófagos. Existem dois mecanismos de transdução: generalizada, em que qualquer gene pode ser transmitido, e restrita, que se limita a alguns genes específicos.
O que é Taquifilaxia ou dessensibilização?
O termo taquifilaxia (do grego: proteção rápida) implica em uma diminuição consideravelmente rápida na resposta, enquanto que tolerância é geralmente empregada para descrever uma diminuição mais gradual na eficiência da droga adicionada repetitivamente durante um período de tempo mais longo.
Qual o conceito de Taquifilaxia?
Imunização orgânica rápida adquirida por injeção prévia e repetida de pequenas doses de um veneno, o que vai impedir a ação das doses tóxicas desse veneno.
Qual a síntese e a destruição de receptores?
- Ativação de síntese de proteínas ao se ligar ao núcleo da célula,.. Alteração de síntese de NO e de produção GMPc SENSIBILIZAÇÃO e DESSENSIBILIZAÇÃO DE RECEPTORES O tipo e o número de receptores que a célula expressa são o resultado líquido da síntese e da destruição (simultâneas) de receptores.
Quais são os receptores celulares?
- Os receptores asseguram que a resposta celular específica ocorra somente a certos sinais químicos extracelulares. Diferentes tipos de receptores podem ter um ou mais mecanismos intracelulares de transdução por segundos mensageiros sem perda da especificidade ao ligante.
Quais são os antagonistas e os receptores ocupados?
- Exemplos de Antagonistas e os receptores ocupados atropina (colinérgico muscarínico); d-tubocurarina (colinérgico nicotínico); Atenolol (adrenoceptor) Difenidramina (histamina H1); Ondansetrona (5 –HT) Haloperidol (dopamina) Flumazenila (benzodiazepínico) Naloxona (opióide) OUTROS ANTAGONISMOS
Como diminuir o número de receptores?
- Além de outros fatores, o número de receptores é modificado pela exposição prolongada a fármacos. A estimulação crônica por agonistas tende a diminuir o número de receptores (dessensibilização), enquanto a inibição crônica por antagonistas tende a aumentar o número de receptores (sensibilização). Sensibilização e Dessensibilização de Receptores