adplus-dvertising

O que acontece em uma ligação metálica?

Índice

O que acontece em uma ligação metálica?

O que acontece em uma ligação metálica?

As ligações metálicas são resultantes da interação entre elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um conjunto de cátions imersos em uma nuvem de elétrons. A existência de elétrons livres contribui para determinadas propriedades deste tipo de ligação.

Quais as características de uma ligação metálica?

Características. A ligação metálica é a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions.

Em quais tipos de átomos ocorre a ligação metálica?

Tem mais depois da publicidade ;) Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.

Qual a representação da ligação metálica?

  • Figura 1 - Representação esquemática da ligação metálica. Os átomos, na estrutura cristalina do metal, encontram-se num estado ionizado e os electrões de valência deslocalizados formam um mar de electrões, ocorrendo assim uma atracção mútua. A ligação metálica é uma ligação química que ocorre em metais e ligas metálicas.

Quais são as ligas metálicas?

  • As ligas metálicas são resultado da união de metais entre si ou de metal com outra substância. Para a indústria, os metais puros (na maioria das vezes) não apresentam as características necessárias para determinadas aplicações.

Qual a ligação iônica e metálica?

  • Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica. A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio.

Por que a liga metálica sofre oxidação?

  • Diferente do aço comum, essa liga metálica não sofre oxidação, ou seja, não enferruja, sendo utilizada na construção de vagões de metrô, trens, fabricações de peças automotivas, utensílios cirúrgicos, fogões, pias, talheres, etc.

Postagens relacionadas: