O que é um Anti-inflamatório esteróide?
Índice
- O que é um Anti-inflamatório esteróide?
- O que é considerado Anti-inflamatório?
- Quais os principais efeitos indesejáveis do tratamento prolongado com anti-inflamatórios?
- Qual a diferença entre medicamentos esteroides e não esteroides?
- Qual o melhor Anti-inflamatório para pessoa idosa?
- Por que os Anti-inflamatórios não esteroides tem como principais efeitos colaterais doença renal aguda e distúrbios gástricos?
- Quais os principais efeitos adversos do uso de AINEs?
- Quais são os anti-inflamatórios e não esteroides?
- Como se trata o processo inflamatório?
- Qual são as fases da inflamação?
- Qual a função da resposta inflamatória?
O que é um Anti-inflamatório esteróide?
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.
O que é considerado Anti-inflamatório?
Os anti-inflamatórios não-esteróides, abreviados como AINEs, são medicamentos capazes de controlar não apenas uma inflamação, mas também a febre e a dor, que normalmente acompanham um quadro inflamatório. Por isso se diz que os três efeitos básicos dos AINEs são antipirético, analgésico e antiinflamatório.
Quais os principais efeitos indesejáveis do tratamento prolongado com anti-inflamatórios?
Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são:
- Agravamento da hipertensão.
- Inibição da ação dos diuréticos.
- Agravamento da insuficiência cardíaca.
- Agravamento da função renal.
- Síndrome nefrótica.
- Hepatite medicamentosa.
- Interação com Varfarina.
- Reação alérgica.
Qual a diferença entre medicamentos esteroides e não esteroides?
Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.
Qual o melhor Anti-inflamatório para pessoa idosa?
A dor leve pode ser manejada com analgésicos comuns como dipirona e paracetamol. O uso dessas drogas deve ser estimulado, pois possuem menos efeitos adversos, são administradas via oral e bem toleradas em idosos.
Por que os Anti-inflamatórios não esteroides tem como principais efeitos colaterais doença renal aguda e distúrbios gástricos?
A nefrotoxicidade dos anti-inflamatórios não esteroidais é relatada e está relacionada à inibição da síntese de prostaglandinas, tanto com os inibidores seletivos quanto com os não- seletivos das COX, ao contrário do que se pensava, podendo ocasionar desde distúrbios hidroeletrolíticos até insuficiência renal crônica3, ...
Quais os principais efeitos adversos do uso de AINEs?
Os efeitos colaterais mais importantes dos AINEs ocorrem no aparelho gastrointestinal. Aproximadamente 20% dos pacientes não toleram o tratamento com AINEs devido a tais efeitos, incluindo dor abdominal, azia e diarreia16. O tratamento em longo prazo pode causar erosões e úlceras gástricas e duodenais.
Quais são os anti-inflamatórios e não esteroides?
- Você sabe quais as principais diferenças entre os anti-inflamatórios esteroides e não esteroides? Veja, abaixo, porque se diferem a indicação e ação dos dois casos. Ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e dipirona sódica. São utilizados com o fim de amenizar as dores menos intensas e mais corriqueiras, mas durante um período de tempo curto.
Como se trata o processo inflamatório?
- É importante destacar que o processo inflamatório é um processo de defesa natural do organismo. Uma inflamação em pequenas proporções como em escoriações pode se curar sozinha, inflamações mais severas como a pneumonia, no entanto, devem ser tratadas com o auxílio de anti-inflamatórios.
Qual são as fases da inflamação?
- FASES DA INFLAMAÇÃO: Fase Irritativa: é a fase que perdura por toda a inflamação, caracterizada pela liberação de mediadores químicos decorrente da ação do ...
Qual a função da resposta inflamatória?
- A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata e, por isso, não é uma resposta específica, mas ocorre de maneira padronizada independente do estímulo. O processo inflamatório envolve várias células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos. A função da inflamação é eliminar a causa inicial da lesão, ...