O que acontece com o volume da água quando ele congela?
O que acontece com o volume da água quando ele congela?
Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. ... Assim, o gelo fica menos denso que a água, ao mesmo tempo que ocupa mais espaço que ela.
Como explicar a solidificação?
Solidificação é a mudança física do estado líquido para o estado sólido. ... À medida que perde calor e alcança um valor determinado de temperatura, denominado ponto de solidificação ou fusão, o material consegue solidificar. No processo de mudança de fase a temperatura de uma substância pura se mantém constante.
Qual a razão entre o volume e a massa da água?
- Se o volume da água diminui durante esse intervalo e sua massa é mantida constante, consequentemente a densidade da água, que é a razão entre a massa e o volume, será máxima quando a água estiver a 4ºC. Observe o gráfico: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual a variação do volume da água quando aquecida?
- O gráfico a seguir mostra a variação do volume sofrida pela água quando aquecida e a correspondente variação de sua densidade em função da temperatura. O comportamento irregular da água, ao ter sua temperatura variada, é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: as pontes de hidrogênio.
Como ocorre o aumento da temperatura de água?
- Então, quando a temperatura de certa quantidade de água aumenta a partir de , ocorrem dois efeitos que se opõem quanto à sua manifestação macroscópica: a maior agitação térmica molecular produz um aumento na distância média entre as moléculas, o que se traduz por um aumento de volume (dilatação);
Por que o gelo fica menos denso que a água?
- Assim, o gelo fica menos denso que a água, ao mesmo tempo que ocupa mais espaço que ela. Para se ter uma idéia, 1 000 quilos de água enchem um metro cúbico; com gelo, bastam 917 quilos. O surpreendente é que isso contraria a natureza, pois, em geral, os sólidos ocupam menos espaço que os líquidos.