Quais são as 3 fases da sucessão ecológica?
Quais são as 3 fases da sucessão ecológica?
A sucessão ecológica passa por três fases: Comunidade pioneira ou ecese; Comunidade secundária, intermediária ou seral; Comunidade clímax.
O que são comunidades pioneiras e suas características?
As comunidades pioneiras são os primeiros organismos vivos que se estabelecem em uma região, geralmente são musgos, algas e fungos, formando líquens, em seguida surgem briófitas, gramíneas e outros tipos de plantas e animais.
Qual é o processo de sucessão ecológica?
- EXERCÍCIO 1- (IFSul) Sucessão ecológica representa o processo de mudanças sucessivas nas comunidades que compõem um ecossistema. Durante esse processo, vários eventos ocorrem, ao longo da sucessão, até o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esses eventos, são feitas as seguintes afirmações: I.
Quando ocorre a sucessão?
- A comunidade tende a evoluir até clímax, quando é formada por populações em equilíbrio com o meio. Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos: Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.
Qual a etapa final do processo de sucessão?
- Essa comunidade é a etapa final do processo de sucessão, conhecida como comunidade clímax . Cada etapa intermediária entre a comunidade pioneira e o clímax e chamada de sere.
Como ocorre a sucessão primária?
- A sucessão primária é um processo lento. Um solo rochoso pode levar décadas até abrigar uma vegetação de arbustos e herbáceas. A sucessão secundária ocorre em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade biológica. Por isso, apresentam mais condições para o estabelecimento de seres vivos.