O que é a Teoria de Bohr?
O que é a Teoria de Bohr?
O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.
Qual é o centro de um átomo?
- No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária.
Qual a energia correspondente a cada órbita?
- A energia correspondente a cada órbita foi calculada por Bohr, veja como podemos chegar ao mesmo resultado: A força elétrica atua como uma força centrípeta, sendo assim temos: A energia cinética do elétron é dada por E c = ½ mv². De onde tiramos que: Não pare agora...
Qual a energia necessária para saltar de órbita para outra?
- Dessa forma, a não ser que receba exatamente a quantidade de energia necessária para saltar de uma órbita para outra, mais afastada do núcleo, o elétron permanecerá em sua órbita indefinidamente. A energia correspondente a cada órbita foi calculada por Bohr, veja como podemos chegar ao mesmo resultado:
Como é formado um átomo?
- No início do século passado, Ernest Rutherford deduziu que um átomo é formado de um núcleo pequeno e denso, onde residem os prótons (cargas positivas) e igual número de elétrons (cargas negativas), habitando a periferia. Este modelo ficou conhecido como modelo planetário ¹.