O que a bebida alcoólica pode causar no fígado?
O que a bebida alcoólica pode causar no fígado?
Ouça em voz altaPausarEntretanto, o consumo crônico excessivo de álcool pode causar uma variedade de problemas hepáticos, incluindo excesso de gordura no fígado (esteatose), hepatite alcoólica (inflamação no fígado) e cirrose (fibrose permanente do fígado).
O que acontece quando uma pessoa estoura o fígado?
Ouça em voz altaPausarTambém conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado, a hepatite fulminante é a condição de maior gravidade dentre as doenças do fígado, podendo levar a morte pelo menos metade dos pacientes.
Será que o álcool pode causar inflamação do fígado?
- Deste modo, um consumo abusivo de álcool fará com que o fígado trabalhe em excesso e provoque depósitos de gordura nas células deste órgão e cause uma inflamação do fígado. Isto é o que medicamente se conhece como esteatose hepática ou fígado gorduroso .
Por que o fígado é susceptível ao álcool?
- O fígado controla a viscosidade sanguínea e regula os mecanismos de coagulação 2. O fígado é um órgão particularmente susceptível aos danos provocados pelo álcool pois ele é o principal sítio de metabolização desta substância no organismo.
Qual a consequência da ingestão de álcool no fígado?
- Além disso, quando o fígado precisa de metabolizar mais álcool do que é capaz, podem se produzir feridas e cicatrizes neste órgão interno, bem como uma produção excessiva de enzimas que, por sua vez, desencadeiam um número excessivo de radicais livres no organismo. Deter a ingestão de álcool pode fazer com que a afetação no fígado não se exceda.
Por que o álcool é metabolizado no fígado?
- Estes achados sugerem que outras condições como: hereditariedade, fatores ambientais ou ambos devam influenciar no curso da doença hepática. A maior parte do álcool ingerido é metabolizado no fígado pela ação da enzima álcool desidrogenase (ADH).