Quais os problemas que podemos adquirir com o uso inadequado de medicamentos?
Índice
- Quais os problemas que podemos adquirir com o uso inadequado de medicamentos?
- Por que a automedicação é uma prática muito perigosa?
- Como podemos impedir que os medicamentos afetam o meio ambiente?
- Quais são os efeitos prejudiciais que os medicamentos podem provocar nos seres vivos?
- Como podemos reduzir os riscos de uma iatrogenia medicamentosa?
- O que leva as pessoas a se automedicar e quais são os riscos da automedicação?
- Como a produção de medicamentos afeta o meio ambiente?
- O que pode ser feito para minimizar os impactos da poluição de medicamentos nas águas?
- Quais são as consequências do excesso de medicamentos?
- Qual a consequência do uso indevido de medicamentos disponíveis nas “farmacinhas”?
- Como evitar o uso de medicações?
- Como os medicamentos podem interferir com os outros?

Quais os problemas que podemos adquirir com o uso inadequado de medicamentos?
Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar dependência, reações alérgicas e até a morte. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
Por que a automedicação é uma prática muito perigosa?
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Como podemos impedir que os medicamentos afetam o meio ambiente?
Precisamos investir mais tempo em maneiras de prevenir que estas substâncias cheguem ao ambiente. Algumas formas de se prevenir são: a questão de conscientização individual, divulgação da problemática, trabalhos de educação ambiental envolvendo descarte correto, adequação da legislação e investimento em fiscalização.
Quais são os efeitos prejudiciais que os medicamentos podem provocar nos seres vivos?
Assim como a cocaína, os remédios estimulantes provocam o aumento dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial. Pessoas com problemas no coração ou pressão alta não devem usar esses medicamentos, pois correm maior risco de sofrer um ataque do coração ou um derrame de sangue no cérebro.
Como podemos reduzir os riscos de uma iatrogenia medicamentosa?
As intervenções que podem prevenir as complicações iatrogênicas incluem o seguinte.
- Administração de cuidados. ...
- Equipe geriátrica interdisciplinar. ...
- Consulta farmacêutica. ...
- Unidades de cuidados agudos para idosos. ...
- Diretivas avançadas.
O que leva as pessoas a se automedicar e quais são os riscos da automedicação?
A propaganda de determinados medicamentos, a dificuldade de conseguir uma consulta médica, a angústia que levam consigo, sintomas ou a possibilidade de se contrair uma doença, informações sobre medicamentos sem orientação profissional via internet ou em outros meios de comunicação, falta de regulamentação e ...
Como a produção de medicamentos afeta o meio ambiente?
Segundo os dados levantados em 2010 pela companhia Brasil Health Service (BHS), as estatísticas mostram que 1kg de medicamento descartado via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Uma vez liberados no lixo comum, esses resíduos medicamentosos seguem para o aterro comprometendo a qualidade do solo.
O que pode ser feito para minimizar os impactos da poluição de medicamentos nas águas?
Formas de evitar contaminação ambiental de medicamentos Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.
Quais são as consequências do excesso de medicamentos?
- Consequências do excesso de medicamentos. Os efeitos colaterais podem ser causados por todos os tipos de medicamentos. Em médio prazo, o nosso organismo acaba adquirindo certa resistência ao medicamento, assim ele deixa de fazer efeito quando ingerido e é preciso de algo mais forte para aliar a dor ou mal estar.
Qual a consequência do uso indevido de medicamentos disponíveis nas “farmacinhas”?
- Isso pode piorar ou mascarar um quadro clínico, desenvolver uma complicação do mesmo ou alguma doença severa no futuro, por exemplo, pelo uso abusivo de medicamentos que fazem parte do “dia a dia” das pessoas, como o paracetamol. Há também uma exposição ao risco de intoxicação pelo uso indevido de medicamentos disponíveis estas “farmacinhas”.
Como evitar o uso de medicações?
- Evitar o uso de medicações deve ser levado em consideração, optar por uma solução mais saudável é muito importante e relevante para nosso organismo e bem-estar. Procure um médico sempre que sentir algum incômodo e informe-o sobre todos os medicamentos que está a tomar ou que já tomou.
Como os medicamentos podem interferir com os outros?
- Abuso de medicamentos podem interferir uns com os outros de acordo com o organismo de cada pessoa e nenhum médico é capaz de prever como o paciente reagirá no momento em que prescreve a medicação. Parece estar pré-estabelecido que pessoas com mais idade precisem tomar remédios.