Como é produzida a cerâmica marajoara?
Índice
- Como é produzida a cerâmica marajoara?
- Onde surgiu e quais os povos que confeccionaram a cerâmica Tapajoara?
- O que compreende a produção marajoara?
- Quais as fases arqueológicas da arte marajoara?
- Qual a origem da cerâmica do Marajó?
- Como é feito o barro de Marajó?
- Qual a técnica mais utilizada para ornamentação da cerâmica?
- Quais são os museus estrangeiros de cerâmica?
Como é produzida a cerâmica marajoara?
em técnicas variadas. Para aumentar a durabilidade do barro agregavam-se outras substâncias-minerais ou vegetais como as cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha, além do cauixi, uma esponja silicosa que recobre a raiz de algumas árvores. Bibliografia: Arte Marajoara/Cerâmica Marajoara.
Onde surgiu e quais os povos que confeccionaram a cerâmica Tapajoara?
Fica lá o maior centro de fabricação desse tipo de cerâmica na cidade. A marajoara era fabricada pelos índios que habitavam a atual região da ilha do Marajó; e a tapajônica, pela população do Baixo Amazonas, hoje região da cidade de Santarém (PA).
O que compreende a produção marajoara?
A produção cultural marajoara compreende as cerâmicas, vasos e estatuetas originárias da Ilha de Marajó (estado do Pará).
Quais as fases arqueológicas da arte marajoara?
A fase marajoara é a quarta fase de ocupação da ilha. Sucessivamente as fases de ocupação são: Fase Ananatuba (a mais antiga), a Fase Mangueiras, a Fase Formigas, a Fase Marajoara e a Fase Aruã. Destas cinco fases, a Fase Marajoara é a que apresenta a cerâmica mais elaborada, sendo reconhecida por sua sofisticação.
Qual a origem da cerâmica do Marajó?
- Diversas hipóteses surgiram indicando possíveis origens da cerâmica da ilha do Marajó.Uma delas, é a de que as fases arqueologicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo, cada uma, a diferentes culturas instaladas na região e a diferentes níveis de ocupação.
Como é feito o barro de Marajó?
- O barro é modelado manualmente com a técnica das cobrinhas (roletes), sem o uso do torno de oleiro. Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas.
Qual a técnica mais utilizada para ornamentação da cerâmica?
- Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.
Quais são os museus estrangeiros de cerâmica?
- Museus estrangeiros também conservam espólios interessantes como o Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque. Entre os mais significativos espólios de cerâmica da região, o Museu do Marajó, criada em 1972, reúne peças de uso cotidiano e de costumes, relacionando-se com o aspecto cívico-religioso da civilização.