Como é feita a embolização?
Índice
- Como é feita a embolização?
- O que é cirurgia de embolização?
- Qual médico faz embolização uterina?
- Qual o valor de uma embolização de mioma?
- Como é feita a embolização do mioma?
- Quais os riscos da embolização uterina?
- Quais os riscos de uma embolização?
- Como é feita a embolização de mioma?
- Quem pode fazer embolização de miomas?
- Quando a embolização é indicada?
- Como é feito o procedimento de embolização?
- Como é realizada a embolização percutânea?
- Como foi a embolização do útero?
- Qual a chance de gravidez após embolização?
Como é feita a embolização?
O procedimento de embolização se dá por meio de um cateter que, após acesso pela virilha ou braço, chega ao ponto exato onde a doença está e leva o material específico para esta intervenção.
O que é cirurgia de embolização?
A embolização é uma das mais modernas formas de tratar a doença e, no Brasil e no mundo, ainda há poucos profissionais capazes de realizá-la. “A técnica consiste na injeção arterial de material embólico (um tipo de “cola biológica”) dentro da malformação arteriovenosa.
Qual médico faz embolização uterina?
O procedimento é realizado por um cirurgião vascular habilitado ou radiologista intervencionista. Mas o mais importante, sempre converse com seu ginecologista. Ele é o profissional que vai indicá-la ao tratamento de embolização, podendo inclusive acompanhar-la no procedimento!
Qual o valor de uma embolização de mioma?
(curiosidade: a incidência de miomas em mulheres negras é muito maior.) A embolização é coberta pela maioria dos convênios médicos (não pelo SUS). Com médicos particulares, o custo varia entre R$ 6 mil e R$ 10 mil.
Como é feita a embolização do mioma?
O procedimento de embolização de miomas uterinos consiste na obstrução das artérias levam sangue aos miomas por meio da injeção de micropartículas de resina acrílica ou de polivinilálcool, substâncias com efeito permanente e inofensivas ao organismo.
Quais os riscos da embolização uterina?
A embolização de miomas é considerada um procedimento muito seguro e há poucos riscos associados, como geralmente acontece com a maioria dos procedimentos minimamente invasivos. Muitas mulheres experimentam dor abdominal de tipo cólica nas horas que seguem a embolização. Algumas mulheres sentem também náuseas e febre.
Quais os riscos de uma embolização?
Os riscos da embolização endovascular incluem acidente vascular cerebral, ruptura do aneurisma durante o procedimento e recorrência do aneurisma e ruptura após o procedimento. Além disso, em alguns pacientes, a embolização pode não ser bem sucedida.
Como é feita a embolização de mioma?
O procedimento de embolização de miomas uterinos consiste na obstrução das artérias levam sangue aos miomas por meio da injeção de micropartículas de resina acrílica ou de polivinilálcool, substâncias com efeito permanente e inofensivas ao organismo.
Quem pode fazer embolização de miomas?
Embolização do Mioma Uterino Ele pode ser indicado pelo médico ginecologista e realizado por cirurgiões vasculares com treinamento em cirurgia endovascular, como já acontece com frequência no Hospital SOS Cárdio.
Quando a embolização é indicada?
Para o especialista, esse tratamento é indicado como alternativa para as mulheres que têm que retirar os miomas ou o útero em decorrência de sangramento acentuado (que pode levar à anemia), e de sintomas relacionados à compressão de outras estruturas pélvicas.
Como é feito o procedimento de embolização?
- O procedimento de embolização se dá por meio de um cateter que, após acesso pela virilha ou braço, chega ao ponto exato onde a doença está e leva o material específico para esta intervenção. Dentre esses materiais estão colas especiais, molas metálicas e micropartículas – estas últimas, resultado da evolução da nanotecnologia.
Como é realizada a embolização percutânea?
- Embolização percutânea A embolização percutânea é realizada em ambulatório, sob anestesia local e, por isso, está associada a uma recuperação mais rápida e com menos dor. Esta técnica não apresenta risco de formação de hidrocele, uma vez que não há interferência com os vasos linfáticos.
Como foi a embolização do útero?
- Foi assim que conheceu a embolização. “Depois de tentar os procedimentos convencionais, encontrei a embolização que preservou meu útero e me deu maior qualidade de vida”, conta. Ela passou por todos os tratamentos, exceto a remoção do útero. “É um processo rápido e que demonstrou ser eficaz no meu caso”.
Qual a chance de gravidez após embolização?
- O médico Henrique Elkis explica que a chance de gravidez após embolização permanece entre 30% e 40%, o mesmo observado por pacientes que passam pela miomectomia. Ele afirma que essa técnica já é bem conhecida no Brasil entre a comunidade médica e é praticada há mais ou menos 20 anos.