Como saber se o gráfico e de uma função?
Índice
- Como saber se o gráfico e de uma função?
- Quando um gráfico representa uma função?
- Como saber se a função é par ou ímpar pelo gráfico?
- Quando um gráfico não representa uma função?
- Como podemos dizer se uma dada curva e o gráfico de uma função?
- O que é simetria dos dados gráficos?
- Como verificar a simetria de uma função?
- Por que uma relação é uma função?
- Como você escreveu o gráfico?
- Como ter uma noção da função?

Como saber se o gráfico e de uma função?
4 – Função afim ou polinomial do primeiro grau Para saber se uma função é polinomial do primeiro grau, devemos observar o maior grau da variável x (termo desconhecido), que sempre deve ser igual a 1. Nessa função, o gráfico é uma reta. Além disso, ela possui: domínio x, imagem f(x) e coeficientes a e b.
Quando um gráfico representa uma função?
Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano. ),com xvariando no domínio de f. Os gráficos cartesianos permitem visualizar "a forma " geométrica de uma função e suas principais características.
Como saber se a função é par ou ímpar pelo gráfico?
Uma função y = f(x) é dita par se f(-x) = f(x), para todo x no domínio de f. O gráfico de uma função par é simétrico em relação ao eixo y. Uma função y = f(x) é dita ímpar se f(-x) = - f(x), para todo x no domínio de f. O gráfico de uma função par é simétrico em relaçào à origem.
Quando um gráfico não representa uma função?
Caso alguma reta intercepta a curva em dois ou mais pontos, então o gráfico não é de uma função.
Como podemos dizer se uma dada curva e o gráfico de uma função?
Assim, das curvas mostradas nos exemplos de 1 a 7, representam gráficos de funções aquelas em que nenhuma reta vertical as interceptam em mais de um ponto, isto é, as curvas dos exemplos 2, 3, 5 e 7.
O que é simetria dos dados gráficos?
Um gráfico de simetria representa graficamente a distância superior da mediana no eixo X versus a distância inferior à mediana no eixo Y, para cada ponto de dados. Uma linha de referência no gráfico representa uma amostra perfeitamente simétrica.
Como verificar a simetria de uma função?
Outra maneira de visualizar a simetria em relação à origem é imaginar uma reflexão sobre o eixo x, seguida por um reflexão através do eixo y. Se isso deixa o gráfico da função inalterado, o gráfico é simétrico em relação à origem. Por exemplo, a função g, representada graficamente abaixo, é uma função ímpar.
Por que uma relação é uma função?
- Para uma relação ser uma função, cada vez que você colocar um número de uma coordenada x, a coordenada y tem de ser a mesma. Por exemplo, a relação { (2, 3) (2, 4) (6, 9)} não é uma função, porque quando você coloca em 2 como x na primeira vez, você tem um 3, mas na segunda vez, se você colocar um 2, obterá um quatro.
Como você escreveu o gráfico?
- O que você escreveu foi y = xˆ2 -1 / x-1, mas ao que parece você deseja dizer y = (xˆ2 - 1)/ (x - 1). Cuidado, pois essas expressões são bem diferentes! Quanto ao gráfico, há várias formas de fazê-lo. Você pode usar diretamente o comando:
Como ter uma noção da função?
- Para ter uma noção da função, você deve relacionar algumas outras coordenadas de x, para que você possa ter uma noção de como a função é antes de começar a procurar o intervalo. Uma vez que é uma parábola e a coordenada de 2 x é positiva, vai estar apontando para cima.