Quais são as consequências do movimento divergente?
Índice
- Quais são as consequências do movimento divergente?
- O que faz com que as placas tectônicas se movem?
- Quais as principais consequências decorrentes do movimento de translação?
- Quais são as principais consequências decorrentes dos movimentos divergentes con Vergentes e transformantes?
- Quais os tipos de placas tectônicas?
- Como funciona o movimento divergente?
- Como ocorre o movimento divergente das placas?
- Como ocorre o movimento convergente?
- Qual a diferença entre estrabismo e divergente?

Quais são as consequências do movimento divergente?
No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície.
O que faz com que as placas tectônicas se movem?
O movimento das placas tectônicas pode resultar em vulcões, terremotos, tsunami.
Quais as principais consequências decorrentes do movimento de translação?
A principal consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano, ligadas àquilo que conhecemos como solstícios e equinócios. Solstício nada mais é do que um fenômeno astronômico que marca o início do verão e do inverno.
Quais são as principais consequências decorrentes dos movimentos divergentes con Vergentes e transformantes?
O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.
Quais os tipos de placas tectônicas?
Conheça os três tipos de placas tectônicas existentes.
- Placas divergentes. As placas divergentes determinam a zona de construção de crosta, o que ocorre quando elas estão se afastando uma da outra e criando crosta oceânica. ...
- Placas convergentes. ...
- Placas conservativas.
Como funciona o movimento divergente?
- No movimento Divergente as placas se movem em direções contrárias ou opostas, afastando-se cada vez mais. Quando elas afastam muito, surgem fendas muito profundas que atingem o manto. Assim, ele encontra um canal para expelir lava. Com isso, a lava expelida chega à superfície e se solidifica, formando um tipo de rocha conhecida como basalto.
Como ocorre o movimento divergente das placas?
- No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície.
Como ocorre o movimento convergente?
- No movimento Convergente as placas se movem uma em direção à outra, aproximando-se e tendendo a se chocarem. A continental é mais grossa e dura, então se enruga formando dobras. Essas dobras originam Cadeias montanhosas e Cordilheiras, como a dos Andes no Chile que foi formada pela convergência entre a placa Sul-Americana e a de Nazca.
Qual a diferença entre estrabismo e divergente?
- Assim, qualquer perda deste alinhamento é denominada “estrabismo”, alteração que acomete 2% a 4% da população, sendo, portanto, uma condição comum. O especialista explica que, de forma geral, podemos dividir os estrabismos em convergente, divergente ou vertical.