adplus-dvertising

O que os movimentos das placas litosféricas podem provocar?

Índice

O que os movimentos das placas litosféricas podem provocar?

O que os movimentos das placas litosféricas podem provocar?

Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões. ... Nessa área, os terremotos – e, consequentemente, os tsunamis – são frequentes e intensos.

Como é o movimento das placas litosféricas E o que esse movimento causa?

O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção. Esse movimento convectivo transfere calor do núcleo (camada mais interna da Terra) para as camadas mais externas, provocando a movimentação das placas, levando à junção ou à separação dos continentes.

Quais são os tipos de movimentos das placas Litosfericas?

Os movimentos realizados por elas são distintos e variados, a seguir os principais:

  • Movimento de convergência.
  • Movimento de afastamento.
  • Movimento de colisão e soerguimento.
  • Movimento de deslizamento.

O que significa movimento convectivo?

A corrente de convecção é o movimento de massas fluidas que trocam suas posições devido a diferença de temperatura (ar frio e ar quente). Dessa forma, ela ocorre somente em fluidos, como vapor, gases e líquidos, não ocorrendo em sólidos e nem no vácuo, neste último porque não há matéria para o transporte.

Quais são os movimentos realizados por placas?

  • Os movimentos realizados por elas são distintos e variados, a seguir os principais: → Movimento de convergência. Ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até ...

Qual o movimento das placas tectônicas?

  • Dessa forma, o magma (basáltico) assegura o crescimento dos fundos oceânicos. Outro tipo de movimento das placas tectónicas acontece nas chamadas “zonas de convergência” onde as placas se movimentam uma em direção à outra.

Qual a colisão entre as placas?

  • A colisão entre as placas provoca a sobreposição de uma sobre a outra e o enrugamento da crosta, formando cadeias montanhosas. Os Himalaias, na Ásia, e os Alpes, na Europa, foram formados nesse processo. 9. fronteira ou falha transformante: é a fronteira entre duas placas que deslizam lateralmente uma ao lado da outra.

Qual a magnitude do movimento das placas?

  • Movimento das placas baseado em dados de satélites GPS (NASA) JPL . Os vetores mostram a direção e a magnitude do movimento. Conforme foi referido acima, as placas movem-se graças à fraqueza relativa da astenosfera. Pensa-se que a fonte da energia necessária para produzir este movimento seja a dissipação de calor a partir do manto.

Postagens relacionadas: