Qual a parte do cérebro responsável pelo medo?

Qual a parte do cérebro responsável pelo medo?
Estudos dos últimos 50 anos mostraram que a amígdala tem papel principal na geração das reações de medo em animais, de ratos a macacos. Este estudo confirma pela primeira vez que a amígdala também desencadeia o estado de medo em humanos.
Qual o verdadeiro problema do medo?
- O verdadeiro problema, quando analisamos a questão das causas (e finalidades) do medo, é que elas nem sempre aparecem de forma pura. Para a maior parte das pessoas, as motivações psíquicas e físicas se misturam. Sentimos medo de outros seres humanos tanto pela nossa integridade fí- sica quanto pela nossa integridade psíquica.
Quais são as causas do medo?
- Existem muitas teorias e explicações de diversos cientistas a respeito das possíveis causas para o sentimento de medo. Em meus estudos, cheguei à seguinte síntese: dentre as várias origens possíveis do medo, podemos delimitá-las a um único propósito, a autopreservação, que significa manter a integridade do organismo.
Qual a importância do medo para as pessoas?
- Sem medo, as pessoas atuariam de forma imprudente e colocariam suas vidas em risco, por isso, provavelmente iam morrer. Por essa razão, o medo tem uma grande importância pois atua como regulador da conduta, avisando dos perigos.
Qual a função do Medo no comportamento humano?
- Não só a espécie humana, mas também os animais possuem esse mecanismo de reação instintiva perante uma ameaça iminente. O medo, na medida certa é uma função saudável do comportamento humano, fazendo com que evitemos situações que aumentem o perigo e a exposição desnecessária perante ameaças do cotidiano.