adplus-dvertising

O que o impacto de um cometa pode fazer?

Índice

O que o impacto de um cometa pode fazer?

O que o impacto de um cometa pode fazer?

A Terra passou por períodos de mudanças abruptas e catastróficas, alguns devido ao impacto de grandes asteroides e cometas no planeta. Poucos destes impactos causaram mudanças climáticas massivas e a extinção de grande número de espécies de plantas e animais.

Como os cometas são formados O que o impacto de um cometa pode causar?

Um único cometa poderia produzir múltiplos “furacões” de meteoros, o que já é uma informação preocupante. Além disso, impactos menores podem criar bastante fumaça meteórica e gerar resfriamentos repentinos por alguns anos, além de incêndios generalizados. O estudo é importante para alertar sobre este perigo.

Qual a estrutura física de um cometa?

  • Um cometa possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira ou coma e cauda. Eles podem ser periódicos (como é o caso do cometa Halley, que passa pelo sistema solar em intervalos de cerca de 76 anos) e não periódicos, que são aqueles que entram e saem rapidamente no sistema solar em direção ao espaço interestelar.

Será que um cometa poderia ser mais devastador do que um asteroide?

  • Os especialistas de plantão afirmam: o impacto de um cometa poderia ser muito mais devastador do que uma colisão com um asteroide. Por quê?

Por que os cometas podem viajar mais rápido do que os asteroides?

  • No momento do impacto, os cometas podem viajar até três vezes mais rápidos do que os asteroides. Só para você ter ideia, isso significa que um cometa poderia gerar um poder de destruição nove vezes maior do que um asteroide da mesma massa. Existe algum método de prevenção?

Qual foi o último impacto de um asteroide de 10 km de diâmetro?

  • O último impacto conhecido de um objeto de 10 km ou mais de diâmetro foi o evento de extinção do cretáceo-terciário, há cerca de 65 milhões de anos. Asteroides com diâmetros de 5-10 m atingem a atmosfera terrestre aproximadamente uma vez por ano, com tanta energia quanto a Little Boy, a bomba atômica de Hiroshima, com aproximadamente 15 quilotons.

Postagens relacionadas: