Quais são as despesas extraordinárias de condomínio?
Índice
- Quais são as despesas extraordinárias de condomínio?
- O que são os encargos da locação?
- Quando o inquilino não pagar a imobiliária tem que pagar?
- Pode cobrar a vistoria do inquilino?
- Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?
- Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Será que o inquilino aceita pagar?

Quais são as despesas extraordinárias de condomínio?
Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente:
- Reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel;
- Pintura das fachadas, empenas, poços de aeração e iluminação, bem como das esquadrias externas;
O que são os encargos da locação?
Encargos locatícios: são as verbas cobradas dos locatários, junto ao aluguel, como taxas, impostos, condomínio, seguro, entre outras.
Quando o inquilino não pagar a imobiliária tem que pagar?
Em caso de inadimplemento do inquilino, a administradora deverá arcar com o pagamento dos aluguéis em atraso? Em regra não. A princípio, não cabe à imobiliária a responsabilidade pelo pagamento de aluguéis, cotas condominiais ou tributos inadimplidos pelo locatário.
Pode cobrar a vistoria do inquilino?
Portanto, quem paga a taxa de vistoria do imóvel, conforme a lei, é o proprietário do imóvel (locador), caso o inquilino solicite. A cobrança desses serviços para o inquilino é ilegal, tendo em vista se tratar de obrigação do dono do imóvel.
Como tirar as dúvidas sobre inquilinos em condomínios?
- Pensando em tirar essas - e outras - dúvidas sobre o assunto, o SíndicoNet trouxe as 15 perguntas mais comuns sobre inquilinos em condomínios para você aprender tudo sobre o assunto! Confira! 1. Inquilino é considerado condômino? O inquilino não é considerado condômino.
Como o condomínio pode cobrar do próprio inquilino?
- Há entendimentos que o condomínio até pode cobrar do próprio inquilino, mas via de regra, é o condômino (proprietário) o acionado nesses casos. Há também uma alternativa para o condomínio não precisar ‘conviver’ com esse morador, como explica André Junqueira.
Será que o condomínio tem relação jurídica com o inquilino?
- Algo importante de se notar é que o condomínio não tem relação jurídica com o inquilino, mas sim com o proprietário. Isso significa que o condomínio, ao reportar problemas de multas, no momento de cobrar, de comunicar sobre assembleias, e até de prestar contas, deve fazê-lo ao proprietário.
Será que o inquilino aceita pagar?
- Se o inquilino aceitar pagar, fica obrigado à liquidação (embora perante a administração do condomínio a responsabilidade seja sempre do condómino, ou seja, do proprietário). Na prática, a aceitação pelo inquilino (de pagament das despesas de condomínio) significa que o valor que pagar acresce à renda.