O que fazer quando a empresa não fornecer o EPI?
Índice

O que fazer quando a empresa não fornecer o EPI?
Ao não querer usar o EPI, a empresa tem o direito e o dever de adverti-lo e, caso persista, pode até demiti-lo por justa causa. ... Por este motivo, é dever da empresa notificar e advertir o funcionário, e caso o funcionário insista em não usar o EPI, uma demissão por justa causa é direito da empresa.
Qual a penalidade que o trabalhador sofre quando não está usando o EPI?
Se o empregado se recusar a usar o equipamento pode ser demitido por justa causa, já que além de ser um ato de insubordinação do empregado, está colocando em risco a sua saúde.
Qual o fornecimento do EPI aos empregados?
- O fornecimento do EPI aos empregados é uma obrigação da empresa, que deve fazê-lo de forma gratuita e de maneira que o equipamento seja adequado ao risco ao qual o trabalhador é exposto, sendo necessário que o mesmo esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação.
Quais as penalidades minha empresa sofre por não fornecer EPI?
- Quais as Penalidades minha empresa sofre por não fornecer EPI? Existe uma lei que obriga as empresas a fornecer Equipamentos de Proteção Individual ( EPI) para seus funcionários, garantindo dessa forma a segurança e a integridade física do colaborador.
Será que o colaborador não utiliza o EPI?
- Os acidentes de trabalho, ou doenças profissionais causadas pela negligência da empresa em fornecer os itens de EPI necessários para o colaborador, podem implicar em processo civil e criminal por omissão. Se durante uma fiscalização, o colaborador não estiver utilizando o EPI, a empresa terá que pagar multa.
Quando deve ser usado o EPI?
- O EPI deve ser usado por todo Trabalhador que exerça atividade que ofereça algum risco de cometer lesões ou escoriações, não importando o qual grave seja o risco destes acidentes.