Quais são os efeitos causados no cérebro pelo excesso de amônia?

Quais são os efeitos causados no cérebro pelo excesso de amônia?
Os efeitos da amônia no cérebro incluem a redução nos potenciais pós-sinápticos, aumento na captação de triptofano (cujos metabólitos, entre eles a serotonina, são neuroativos), redução no ATP com perda de energia e o aumento da osmolaridade intracelular dos astrócitos (pela formação de glutamina), que leva ao seu ...
Como dosar amônia no sangue?
Amostras de sangue venoso ou arterial devem ser colhidas, idealmente, sem aplicação de torniquete. A amostra deve colocada imediatamente no gelo e transportada ao laboratório. A dosagem de amônia pode aumentar levemente em algumas condições, especialmente após exercício físico ou refeição rica em proteínas.
Qual a causa da ingestão de amônia?
- A ingestão causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe. A amônia produz, em contato com a pele, dor, eritema e vesiculação. Em altas concentrações, pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas. O contato com os olhos em baixas concentrações (10 ppm) resulta em irritação ocular e lacrimejamento.
Por que a amônia não é eliminada?
- Porém, em condições como hepatite ou problemas no fígado, a amônia não é eliminada. Altos níveis de amônia no sangue (hiperamonemia) levam à falência dos órgãos e a danos cerebrais, tornando isso uma emergência médica. O tratamento é complicado, necessitando a supervisão de um profissional da área médica.
Qual a causa do aumento de amônia no sangue?
- Secundária: Aumento de amônia no sangue é um reflexo de uma lesão hepática, que pode ter sido causada por: Destoxificação ineficiente. Como consequência da disfunção, há diminuição da produção de albumina, causando edemas, e outras proteínas hepáticas, diminuição de fatores de coagulação, causando hemorragias e cefalopatia hepática.
Quais são os danos causados pela amônia?
- Os danos são graves causando tosse convulsiva, dificuldades e dores para a respiração, congestão pulmonar e, nos casos de grande concentração de amônia, é possível chegar à morte. A amônia também é corrosiva, podendo, em função da sua concentração, causar irritações e, até mesmo, queimaduras na pele.