O que a fenilalanina pode causar?
Índice
- O que a fenilalanina pode causar?
- Quais as consequências do acúmulo de fenilalanina no corpo?
- O que é fenilalanina PKU?
- O que é fenilalanina no sangue?
- O que é fenilalanina para emagrecer?
- O que é fenilcetonúria como ocorre e quais são os sintomas?
- Qual é o tratamento para pacientes com PKU?
- O que significa a sigla PKU?
- Qual a causa desse excesso de fenilalanina no sangue?
- Quais são os níveis de fenilalanina?
- Por que a fenilalanina deve ser excluída da alimentação dessas pessoas?
- Quais alimentos são ricos em fenilalanina?

O que a fenilalanina pode causar?
A fenilalanina atua na produção de dopamina, um hormônio que quando é liberado no organismo promove a sensação de bem estar, prazer, euforia e felicidade, melhorando a disposição mental e combatendo os sintomas característicos da depressão.
Quais as consequências do acúmulo de fenilalanina no corpo?
A lesão resultante do acúmulo de fenilalanina acarreta retardo mental grave, convulsões e hiperatividade. Essa alteração também afeta a fabricação de melanina, o principal pigmento da pele, levando pessoas com fenilcetonúria a terem pele e cabelos pouco pigmentados.
O que é fenilalanina PKU?
A fenilcetonúria (PKU) é o mais comum dos erros congênitos do metabolismo de aminoácidos. Resulta da deficiência da fenilalanina hidroxilase, enzima que catalisa a conversão de fenilalanina em tirosina.
O que é fenilalanina no sangue?
A fenilcetonúria (PKU) é um distúrbio que causa o acúmulo do aminoácido fenilalanina, um aminoácido essencial (que não consegue ser produzido pelo organismo e que precisa ser consumido em alimentos). O excesso de fenilalanina é normalmente convertido em tirosina, outro aminoácido, e eliminado do corpo.
O que é fenilalanina para emagrecer?
A fenilalanina pode ajudar no controle do peso porque participa de processos que regulam a ingestão de alimentos e que dão ao corpo a sensação de saciedade.
O que é fenilcetonúria como ocorre e quais são os sintomas?
A fenilcetonúria é uma doença genética rara caracterizada pela presença de uma mutação responsável por alterar a função de uma enzima no organismo responsável pela conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, o que leva ao acúmulo de fenilalanina no sangue e que em grandes concentrações é tóxico para o organismo, ...
Qual é o tratamento para pacientes com PKU?
O tratamento consiste basicamente em duas intervenções: restringir o consumo de alimentos que contêm fenilalanina e introduzir fórmulas metabólicas específicas com os nutrientes necessários de acordo com as exigências dietéticas de cada paciente.
O que significa a sigla PKU?
A sigla PKU vem do nome da doença em inglês “phenylketonuria”. A Fenilcetonúria é um dos erros inatos do metabolismo, com padrão de herança autossômico recessivo.
Qual a causa desse excesso de fenilalanina no sangue?
- Este excesso de fenilalanina no sangue é tóxico, lesando o sistema nervoso central e causando retardo mental progressivo e irreversível. ETIOLOGIA É causada pela deficiência ou ausência da atividade de uma enzima sintetizada no fígado, a fenilalanina hidroxilase (PAH).
Quais são os níveis de fenilalanina?
- Os resultados anormais são confirmados pela medida direta dos níveis de fenilalanina, e nas formas clássicas de PKU os níveis são > 20 mg/dL (1,2 mM/L).
Por que a fenilalanina deve ser excluída da alimentação dessas pessoas?
- Por este motivo, a fenilalanina deve ser excluída da alimentação dessas pessoas, no entanto nas pessoas saudáveis a fenilalanina não faz mal nenhum e pode ser ingerida de forma segura tanto nos alimentos quando como suplemento.
Quais alimentos são ricos em fenilalanina?
- Arroz, batata, pão branco, pão integral e farinha de mandioca. Além disso, produtos com aspartame, que é usado especialmente como substituto do açúcar em diversas balas e doces, também são ricos em fenilalanina. Confira outros alimentos ricos em fenilalanina.