adplus-dvertising

O que é expressionismo figurativo?

Índice

O que é expressionismo figurativo?

O que é expressionismo figurativo?

Em reação contra a tendência dominante da abstração completa, alguns pintores do pós-guerra mantiveram viva a pintura figurativa. Começaram, porém, com o princípio modernista de que a arte deve expressar uma verdade além da aparência e conservaram a figura apenas para dobrá-Ia à sua vontade.

Qual a principal característica do expressionismo abstrato?

O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjetivismo, a emoção, mas essa expressão também mescla aspectos de outros períodos, como o expressionismo alemão, cubismo, surrealismo, além de ser carregada de elementos da vanguarda.

Qual a origem das referências do expressionismo?

  • A origem das referências do expressionismo dão-se pelas obras de Van Gogh e Edvard Munch, artistas que já utilizavam de distorções e forte carga emocional. Saiba mais sobre as características do expressionismo. Os artistas do expressionismo eram divididos em dois grupos: Influenciados por Van Gogh, Gauguin, Matisse.

Quais são as características do expressionismo?

  • Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais.

Quem introduziu o expressionismo no Brasil?

  • O principal nome do expressionismo no Brasil foi Anita Malfatti, quem introduziu as vanguardas artísticas europeias aos círculos brasileiros. Ainda podem ser citados Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Flávio de Carvalho e Iberê Camargo. Veja também: Vanguarda e Arte Moderna.

Quem foi o precursor do expressionismo?

  • O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo.

Postagens relacionadas: