O que o feminismo conseguiu até hoje?

O que o feminismo conseguiu até hoje?
Desde as bruxas perseguidas na idade média, até as sufragistas que foram às ruas para conquistar o direito ao voto, é impossível separar os períodos importantes da humanidade das conquistas feministas que acompanharam o passar dos anos. O combate à estrutura patriarcal é sim muito mais discutido hoje em dia.
O que o feminismo ainda precisa conquistar?
“Igualdade social. Enquanto parte das mulheres que vivem nos grandes centros já conquistou o que queria, outras ainda nem têm noção do que podem conquistar. “Falta muita coisa, mas, principalmente,respeito. ... As mulheres têm mais estudo do que os homens, portanto estão melhor preparadas para o mercado de trabalho.
Que avanços as mulheres obtiveram com o passar dos anos?
No Brasil, as meninas conquistaram o direito de estudar além do primário (atual Ensino Fundamental 1) em 1827. Em 1879, elas ganharam finalmente o direito de cursar uma faculdade. O acesso à educação é um dos principais recursos para emancipação das mulheres, antes relegadas à esfera doméstica.
Quem é o feminismo?
- O feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideológicos e filosóficos que buscam um único objetivo: direitos que possam conceder a mulheres condições dignas de existência. Sendo assim, o feminismo é um movimento organizado de luta contra as opressões que as mulheres vivem.
Quais são as conquistas do feminismo no Brasil?
- Entre as principais conquistas do feminismo no Brasil, estão: Estatuto da Mulher Casada (1962): deu direito a mulheres trabalharem sem necessidade de autorização do marido, entre outras coisas;
Será que o seu feminismo não é interseccional?
- “Se o seu feminismo não é interseccional, é uma porcaria”, diz um slogan feminista popular. Recentemente eu me irritei tanto com um pôster com esses dizeres, no banheiro de uma Universidade, que eu rabisquei em cima dele com os dizeres “Se o seu feminismo envolve dizer para outras mulheres como fazer feminismo, é uma porcaria”.
Quais são as tendências do feminismo?
- Assim, algumas tendências são chamadas de “feminismo radical”; outras, de “feminismo socialista” ou “feminismo Marxista”; outras, de “feminismo liberal”; às vezes, dependendo da filiação política de quem fala, uma tendência pode ser denunciada como “feminismo burguês”.